A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), presidida pelo deputado Mário César Filho (UB), encerrou a edição de 2024 da Operação Limpa Nome na sexta-feira (29/11). Em três dias de ação, mais de duas mil pessoas foram atendidas diretamente, possibilitando a renegociação de dívidas com as concessionárias Amazonas Energia e Águas de Manaus. O projeto oferece condições especiais de pagamento para consumidores endividados.
Questões como inconsistências contratuais, débitos muito antigos ou situações que exigem análise mais detalhada impediram que todas as quatro mil pessoas que procuraram a sede da Assembleia tivessem seus problemas solucionados. Para esses consumidores, a CDC-Aleam ofereceu suporte jurídico especializado, buscando soluções individualizadas para cada situação.
A iniciativa trouxe alívio para muitos consumidores, como Marcelo Antony, professor e morador de Manaus, que conseguiu negociar uma dívida de mais de R$ 12 mil com a Amazonas Energia. “Estava com mais de um ano de contas atrasadas e não sabia mais o que fazer. Consegui um desconto de 89% e fechamos o acordo no valor de R$ 1.300, parcelado em 24 vezes. Isso trouxe um grande alívio para minha vida financeira, e sou muito grato por essa oportunidade”, afirmou.
“Encerramos essa edição com a certeza de que fizemos a diferença na vida de muitas famílias amazonenses. Para o próximo ano, planejamos uma estrutura ainda maior, com mais parceiros e pontos de atendimento, para alcançar muito mais pessoas. Agradecemos a direção da concessionária Amazonas Energia e Águas de Manaus, a imprensa amazonense pela ampla divulgação e é claro, a todos que participaram e confiaram no nosso trabalho”, resumiu o deputado Mário César Filho.
Balanço dos atendimentos
O impacto da ação foi significativo, conforme os dados fornecidos pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa:
Amazonas Energia: Mais de 1.200 negociações efetivadas entre a sede e lojas.
Águas de Manaus: Cerca de 800 acordos firmados.
Encaminhamentos pela CDC: 500 atendimentos realizados diretamente nas lojas das concessionárias com suporte da Comissão.
Atendimentos totais: Mais de 2.000 pessoas foram atendidas, incluindo encaminhamentos jurídicos para casos mais complexos.