Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas reúne 39 leis de incentivo ao empreendedorismo e fortalecimento da economia

22 de outubro de 2026
Assembleia Legislativa do Amazonas reúne 39 leis de incentivo ao empreendedorismo e fortalecimento da economia
Compartilhar

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) destaca a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico e social, com iniciativas legislativas voltadas ao incentivo à criação de negócios, ao fortalecimento das micro e pequenas empresas e à valorização dos microempreendedores individuais (MEIs), que contribuem para a geração de emprego e renda no estado.
A Assembleia Legislativa registra 39 leis relacionadas ao empreendedorismo nos últimos quatro anos, com iniciativas voltadas à capacitação, ao acesso a oportunidades e ao fortalecimento de diferentes segmentos econômicos. O conjunto de normas também contempla o empreendedorismo feminino, rural, artesanal e na terceira idade, além de ações de incentivo ao crédito para jovens e da criação da Sala do Empreendedor, espaço destinado a reunir serviços de apoio ao setor.
O incentivo ao empreendedorismo entre pessoas idosas passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Amazonas com a sanção da Lei nº 8.450/2026. A medida, originada do Projeto de Lei (PL) nº 173/2024, de autoria do deputado Rozenha (PSD), institui a Semana Estadual de Incentivo ao empreendedorismo na terceira idade, a ser realizada anualmente na primeira semana de outubro.
A lei prevê a realização de palestras, debates, cursos e outras iniciativas relacionadas ao tema durante a semana comemorativa. Segundo o deputado Rozenha, a experiência acumulada ao longo da vida PODE representar uma vantagem para quem deseja iniciar um negócio, contrariando a ideia de que empreender na terceira idade é necessariamente arriscado.
“Diversas vezes somos levados a pensar que empreender na terceira idade é um risco, o que é um pensamento equivocado. Pessoas mais velhas têm a experiência e a habilidade que os mais jovens ainda não adquiriram. Com essa experiência, elas podem construir negócios muito lucrativos”, explicou o parlamentar.
empreendedorismo juvenil
Estimular a criatividade, desenvolver habilidades de gestão e preparar os estudantes para o mercado de trabalho são objetivos da Lei nº 8.379/2026, que institui a Política Estadual de Apoio ao empreendedorismo Juvenil em escolas Públicas no Amazonas. A medida é resultado do PL nº 936/2024, do deputado Mário César Filho (UB), e busca fortalecer a cultura empreendedora entre os jovens da REDE pública de ensino.
Entre as iniciativas previstas estão a inclusão de conteúdos relacionados a finanças, gestão, marketing e inovação no currículo escolar, além da oferta de oficinas, cursos e palestras para alunos e professores.
“E a Política Estadual de Apoio ao empreendedorismo Juvenil em escolas Públicas será uma iniciativa essencial para preparar os jovens do Amazonas para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que fomenta o desenvolvimento regional sustentável. Conto com o apoio dos nobres parlamentares para a aprovação deste projeto de lei”, afirmou o deputado.
Inovação e empreendedorismo
O fortalecimento do empreendedorismo e da inovação tecnológica nos municípios do interior do Amazonas é o principal objetivo da Lei nº 7.725/2025, originada do PL nº 95/2025, de autoria do então deputado Roberto Cidade (UB).
A legislação estabelece diretrizes gerais para a promoção de Centros de Inovação e empreendedorismo, com foco no desenvolvimento regional sustentável e no aproveitamento das potencialidades econômicas de cada região.
A iniciativa considera as particularidades regionais e busca estimular a criação de negócios que contribuam para a geração de renda e o desenvolvimento das economias locais. Entre as diretrizes estabelecidas estão a formação de parcerias entre o poder público, a iniciativa privada, as universidades e as organizações da sociedade civil.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Presidente da Aleam, Adjuto Afonso, prestigia posse de novos desembargadores do TJAM
Legislativo Estadual

Presidente da Aleam, Adjuto Afonso, prestigia posse de novos desembargadores do TJAM

22 de outubro de 2026
Adjuto Afonso destaca união entre Aleam e TJAM na posse de três novos desembargadores
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso destaca união entre Aleam e TJAM na posse de três novos desembargadores

22 de outubro de 2026
Medalha de Mérito Historiográfico proposta por Cabo Maciel é aprovada pela Assembleia Legislativa
Legislativo Estadual

Medalha de Mérito Historiográfico proposta por Cabo Maciel é aprovada pela Assembleia Legislativa

22 de outubro de 2026
Presidente da Aleam, Adjuto Afonso, entrega Título de Cidadão do Amazonas a dirigentes do Cieam
Legislativo Estadual

Presidente da Aleam, Adjuto Afonso, entrega Título de Cidadão do Amazonas a dirigentes do Cieam

21 de outubro de 2026
Aleam concede título de Cidadão do Amazonas a dirigentes do CIEAM
Legislativo Estadual

Aleam concede título de Cidadão do Amazonas a dirigentes do CIEAM

21 de outubro de 2026
Aleam analisa 31 matérias legislativas e aprova propostas nas áreas de saúde, inclusão e preservação dos saberes tradicionais
Legislativo Estadual

Aleam analisa 31 matérias legislativas e aprova propostas nas áreas de saúde, inclusão e preservação dos saberes tradicionais

21 de outubro de 2026
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual