Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Assembleia Legislativa do Amazonas tem 68 novos Projetos de Lei em tramitação

11 de fevereiro de 2025
Compartilhar

O ano começou com uma extensa lista de Projetos de Lei e outras matérias legislativas, apresentadas pelos parlamentares da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Ao todo, 68 iniciativas cumprem o prazo regimental de três dias de tramitação e, a seguir, seguem à inclusão na pauta de votação. Caso aprovados, os projetos serão encaminhados à sanção do Governo do Estado.

Entre os projetos apresentados, está o PL nº 41/2025, da deputada Alessandra Campelo (Podemos), propondo proibição da nomeação de logradouros, escolas, unidades de saúde, rodovias e demais equipamentos públicos estaduais com os nomes de pessoas condenadas por crimes específicos. O projeto também veda a construção de monumentos e homenagens a essas pessoas.

O texto determina que nenhuma pessoa condenada com sentença transitada em julgado poderá ser homenageada com a nomeação de espaços públicos estaduais, caso tenha sido responsabilizada por crimes relacionados à violência doméstica e familiar, conforme a Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006); crimes contra a vida e contra a dignidade sexual, segundo o Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848/1940); violações dos direitos da criança e do adolescente, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990); violações dos direitos da pessoa com deficiência, previstas no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), e violações dos direitos da pessoa idosa, segundo o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003).

A proibição se estende a todos os órgãos públicos da administração direta e indireta do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunais de Contas, incluindo autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.

O PL busca evitar que indivíduos condenados por crimes graves sejam lembrados de forma positiva na memória coletiva. “Nomear uma escola, unidade de saúde ou rodovia com o nome de alguém condenado por violência é uma afronta às vítimas e um desrespeito à luta pelos direitos humanos”, argumenta a parlamentar.

Subnutrição infantil

De autoria da deputada Mayra Dias (Avante), o Projeto de Lei nº 52 de 2025, estabelece a notificação compulsória de casos de subnutrição infantil por profissionais da saúde, educação e assistência social. A medida busca fortalecer o monitoramento e a resposta do Poder Público à desnutrição, garantindo atendimento adequado às crianças em risco.

O texto estabelece que profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social devem notificar obrigatoriamente as autoridades competentes sempre que identificarem um caso suspeito ou confirmado de subnutrição infantil. A proposta amplia a rede de vigilância, permitindo que qualquer cidadão denuncie casos de subnutrição infantil, por meio de canais disponibilizados pelo Estado.

Mayra Dias explica que a iniciativa responde a um problema alarmante de insegurança alimentar e desnutrição infantil, especialmente em comunidades vulneráveis. “A subnutrição infantil é um problema de saúde pública, que exige uma resposta coordenada e imediata. A notificação compulsória permite que as autoridades atuem preventivamente, garantindo que nenhuma criança fique sem assistência”, destaca a parlamentar estadual.

Formando Cidadão

A Aleam analisa o Projeto de Lei nº 53/2024, de autoria do deputado Cabo Maciel (PL), que visa regulamentar e expandir o Programa Formando Cidadão, iniciativa social conduzida pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) desde 1997.

O programa tem como objetivo acolher e educar crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e vulnerabilidade social, promovendo valores de cidadania, disciplina, educação e profissionalização. Apesar de sua relevância, o projeto ainda não possuía uma dotação orçamentária específica, sendo conduzido apenas por meio de esforços internos da PMAM.

A proposta estabelece que o Programa Formando Cidadão seja reconhecido como uma política pública permanente, com recursos garantidos na Lei Orçamentária Anual (LOA). O programa se destina a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, oferecendo educação complementar, atividades esportivas e culturais, capacitação profissional e incentivo à conclusão do ensino básico.

O PL prevê, ainda, que os jovens que completarem sua participação no programa tenham acesso facilitado a concursos públicos da PMAM, caso optem por ingressar na corporação, desde que atendam aos requisitos estabelecidos. A Polícia Militar poderá firmar convênios com instituições públicas e privadas, receber doações e emendas parlamentares, além de buscar parcerias para viabilizar a continuidade e ampliação do programa.

Impacto social

Atualmente, o programa atende 425 jovens em Manaus e 220 no interior do Estado, distribuídos entre quartéis da PMAM e unidades de policiamento comunitário, como as Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) e os Comandos de Policiamento de Área (CPA). No interior, as atividades ocorrem em municípios como Iranduba, Rio Preto da Eva e Manacapuru.

Cabo Maciel destacou que a proposta busca garantir o fortalecimento da formação cidadã e profissional dos jovens em situação de vulnerabilidade. “O Programa Formando Cidadão já provou sua eficácia ao longo dos anos, mas precisa de suporte institucional e recursos financeiros para que possa alcançar mais crianças e adolescentes. Com essa lei, queremos garantir que essa importante iniciativa tenha continuidade e ampliação, ajudando na prevenção da criminalidade e na inclusão social”, afirmou o parlamentar.

Secretarias de Estado

Também começaram a tramitar, em regime de urgência, três Mensagens Governamentais, enviadas pelo Governo do Estado, que criam a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD); a Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet) e a Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepa).

 

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual