Com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (UNIÃO Brasil), a Casa, por meio da Diretoria de assistência social, presidida pela deputada Mayra Dias (Avante), realizou nesta quarta-feira (6/8) a entrega de aproximadamente mil frascos de vidro ao Banco de leite Humano do Amazonas. A programação contou também com palestra educativa sobre a importância da amamentação, voltada a 30 gestantes e nutrizes presentes no evento.
O presidente Cidade elogiou a ação e destacou seu impacto social. “É gratificante ver iniciativas como essa, que ajudam a aliviar o sofrimento de mães que enfrentam dificuldades para amamentar. A Assembleia Legislativa estará sempre de portas abertas para apoiar ações dessa natureza, conduzidas com excelência pela Comissão de assistência social”, afirmou.
A deputada Mayra Dias, idealizadora do projeto “Amamentação Solidária” e da campanha de doação de frascos, ressaltou os múltiplos benefícios da iniciativa.
“Além de beneficiar mães e bebês, a doação de frascos de vidro ajuda a reduzir o descarte inadequado de resíduos no meio ambiente. As mães que produzem leite em excesso podem procurar os bancos de leite para doar. O material é analisado, pasteurizado e, só então, distribuído para os bebês que necessitam”, explicou.
Palestra
A nutricionista Daíse Reis, coordenadora do Banco de leite do Amazonas, conduziu a palestra, destacando a relevância do leite materno para o desenvolvimento infantil.
“O leite materno é o primeiro alimento do ser humano e a melhor forma de garantir uma nutrição saudável. Ele contém todos os nutrientes necessários para o crescimento, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças crônicas ao longo da vida”, explicou.
Segundo a nutricionista, a amamentação contribui para a prevenção da obesidade infantil, diabetes e hipertensão.
“É uma prática sustentável, pois evita o consumo precoce de alimentos ultraprocessados, conforme recomendam o Ministério da saúde e as organizações internacionais de saúde”, acrescentou.
Semana Estadual de Doação de leite Humano
Fruto do Projeto de Lei nº 1.033/2023, de autoria da deputada Mayra Dias, foi sancionada a Lei nº 7.494/2025, que institui, no calendário oficial do Estado, a Semana Estadual de Doação de leite Humano, a ser comemorada anualmente entre os dias 19 e 25 de maio.
A proposta reforça o compromisso do Parlamento amazonense com políticas públicas voltadas à primeira infância, especialmente no que se refere à nutrição e ao cuidado com recém-nascidos prematuros ou com necessidades clínicas especiais.
A principal finalidade da Semana é conscientizar a população sobre a importância da doação de leite humano, prática essencial para salvar a vida de bebês que não podem ser amamentados por suas próprias mães.
Entre os principais beneficiados estão os recém-nascidos internados em UTIs neonatais, prematuros extremos e crianças cujas mães apresentam baixa produção de leite nos primeiros dias de vida.
Como doar
Atualmente, o Amazonas conta com bancos de leite nas maternidades Azilda Marreiro, Balbina Mestrinho e Ana Braga, além da previsão de instalação de uma unidade no município de Parintins.
Quem desejar colaborar PODE doar frascos de vidro com tampa plástica (preferencialmente de café solúvel, com boca larga) à Comissão de assistência social da Assembleia Legislativa ou diretamente nas maternidades.