A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizará, na próxima segunda-feira (3/2), a partir das 9h, no plenário Ruy Araújo, a abertura solene dos trabalhos da 3ª Sessão da 20ª Legislatura, após o término do recesso do Parlamento Estadual. A primeira sessão solene marca a posse da Mesa Diretora eleita para o segundo biênio (2025/2026). Em seguida, o governador Wilson Lima (UB) será recebido pelos parlamentares e fará a leitura da Mensagem Governamental, na qual apresentará as metas, ações e prioridades da administração estadual para este ano, além da prestação de contas do que foi realizado em 2024.
A diretora de Cerimonial da Assembleia Legislativa, Isaura Lindoso, explica como será o protocolo da cerimônia de posse da Mesa Diretora para o Biênio 2025-2026 e a posterior leitura da Mensagem Governamental.
“Essa solenidade é bem protocolar. O governador chegará pela nossa entrada principal, em frente ao espelho d’água, passa em revista às tropas da Polícia Militar, e então é recebido pelos deputados na porta principal. O deputado de mais idade, Adjuto Afonso (UB), é quem preside a reunião, compõe a mesa e pede o hino nacional. E, em seguida, dá posse ao presidente eleito, Roberto Cidade (UB), e passa os trabalhos para ele. A partir daí, a sessão é conduzida pelo presidente eleito, que empossa os demais membros da Mesa Diretora, faz seu discurso e encerra a primeira sessão solene, reabrindo outra sessão imediatamente, que é a leitura da mensagem do governador”, explicou.
Seguindo o Artigo 54 da Constituição do Estado, a sessão inaugural de cada ano legislativo será marcada pelo recebimento e apresentação da mensagem do governador, cujo conteúdo tratará da situação do Estado e indicará medidas de interesse do governo. A Lei determinará que, nessa ocasião, o governador deverá remeter o plano de Governo, expor a situação do Estado e solicitar as providências que julgar necessárias.
As cerimônias de posse da Mesa Diretora, leitura da mensagem e abertura dos trabalhos legislativos da 20ª Legislatura serão transmitidas pela TV Aleam, canal 6 da NET e também no canal aberto 6.2; pela Rádio Aleam (FM 106,9) e virtualmente pelo canal do YouTube da Casa – www.youtube.com/@AssembleiaAM, além dos perfis da Assembleia Legislativa nas redes sociais.