A Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) está empenhada na produção de conteúdos especiais para celebrar a cultura e a tradição do Festival Folclórico de Parintins.
Tanto a TV quanto a Rádio Aleam terão programações voltadas ao evento, destacando sua importância artística e econômica para o Estado.
Os programas também destacarão o papel das Comissões e Procuradorias da Casa, que realizam ações de conscientização e prevenção durante a festa folclórica.
Na TV Aleam, o público poderá acompanhar a 5ª temporada do programa “Pra Sempre Boi-Bumbá”, que mergulha no universo dos bois Caprichoso e Garantido, mostrando os preparativos das associações folclóricas e a expectativa para o festival.
Além de abordar as tradições, o programa apresentará locais em Manaus que mantêm viva a essência parintinense, como espaços de ensaios e lojas especializadas. Também serão exploradas tendências de moda ligadas ao evento, com sugestões do que vestir tanto na ilha durante a festa quanto para os apaixonados pelo boi-bumbá o ano inteiro.
A produção será exibida no canal 6.2 (Sinal Aberto Digital) e 6 (Claro TV), com dois episódios programados: um no dia 14 de junho e outro no dia 21 de junho.
O produtor Leandro Leite explica que, assim como nos últimos dois anos, as gravações ocorrerão no restaurante Angatu Café, um espaço histórico no centro de Manaus que celebra a cultura amazônica.
“Nosso planejamento é preparar o público para o festival, trazendo conteúdos que conectem a população ao evento antes mesmo de sua realização”, destaca.
Toda a equipe da TV Aleam está envolvida na produção, incluindo repórteres, cinegrafistas e editores, garantindo um conteúdo dinâmico e informativo.
“O programa foge um pouco da imagem mais séria da TV Assembleia, mas sem perder o foco em assuntos essenciais para o Estado. O festival impacta diretamente a economia, o turismo e a cultura, além de ser uma manifestação política vista sob uma ótica cultural”, pontua Leite.
O coordenador da TV Aleam, jornalista Saulo Borges, celebra mais uma edição do programa e destaca uma novidade: a inclusão da jornalista Mariana Rocha na apresentação ao lado de Adriano Castro, que esteve à frente das temporadas anteriores.
“Teremos essa mudança na equipe e matérias sobre os bois, as toadas que marcam o festival, e muito mais”, afirma Borges.
Rádio
Já na Rádio Aleam, a programação especial será transmitida dentro do programa “De Bem com a Vida”, que vai ao ar todos os sábados, das 12h às 14h, na frequência 106,9 FM, sob o comando da diretora de Comunicação da Casa, jornalista Mônica Santaella.
A diretora explica que, a partir deste sábado, 24/5, o “Pra Sempre Boi-Bumbá” será um quadro dentro do programa, com notícias sobre o Festival de Parintins e, principalmente, sobre a preparação dos bumbás Garantido e Caprichoso.
“Normalmente, ao longo do ano, já tocamos músicas regionais, incluindo o boi-bumbá, mas, a partir deste sábado, iremos aumentar o tempo de músicas dos bois”, explica Santaella, detalhando ainda que, nos dias 14 e 21 de junho, os dois sábados que antecedem o Festival de Parintins, os programas serão totalmente dedicados aos bumbás.
No dia 14/6, serão lembradas toadas antigas e histórias da disputa dos bois. E no dia 21/6, será apresentado material sobre o festival deste ano. “Estamos preparando podcasts com discussões que envolvem os bumbás, com a participação das jornalistas Chris Reis e Michele Gouvêa, falando pelo Garantido; e Stephane Simões e Walter Jr. pelo Caprichoso”, disse Mônica.
Para a diretora, o Festival de Parintins tem um papel fundamental no desenvolvimento cultural e econômico do Amazonas.
“Por conta dessa importância, a TV e Rádio Aleam, como veículos públicos de comunicação, abrem espaço para divulgar e apoiar o evento, mostrando os protagonistas que fazem o espetáculo acontecer”, explica.
Ela também destaca o suporte do presidente da Casa, deputado estadual Roberto Cidade (UB), que reforça o compromisso do Parlamento Estadual com a cultura amazônica, que atua durante todo o ano na produção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do município, com a destinação de emendas parlamentares para o fortalecimento do festival.
“Além disso, ele determina que tanto a TV quanto a Rádio cumpram seus papéis de emissoras públicas de apoiar e divulgar as manifestações culturais do nosso Estado”, completou.