A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, realiza na próxima quinta-feira (22/5), no auditório Belarmino Lins, a palestra “Combate ao abuso e à exploração sexual no ambiente virtual”. A ação integra a programação do Maio Laranja, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e faz parte das atividades do programa Educando pela Cultura.
A coordenadora do programa, Jacy Braga, explicou a escolha do tema: “Vamos focar na exploração e no abuso no ambiente virtual, porque houve um crescimento muito grande no número de pessoas vítimas desse tipo de violência. Hoje, tudo está no celular. O vínculo dos jovens com as redes sociais facilita o contato com criminosos. Precisamos enfrentar essa realidade. Estudos mostram que 56% dos jovens brasileiros já sofreram algum tipo de abuso on-line”, afirmou.
A programação contará com palestras de especialistas como a delegada federal Camila Catanhede; a professora doutora Lidiany Cavalcante, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); a delegada Joyce Viana Coelho, da Delegacia Especializada em Atos Infracionais (DEAAI); e o investigador da Polícia Civil Fabricio Silva dos Anjos.
Estudantes de sete escolas da rede estadual também participarão da atividade: Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Aparecida, zona Sul de Manaus; Escola Estadual de Tempo Integral Jacimar Gama, localizada no bairro Japiim, zona Sul; Escola Estadual de Tempo Integral Maria Rodrigues Tapajós, localizada no bairro Redenção, zona Centro-Oeste; Escola Estadual José Bernardino Lindoso, no bairro Novo Aleixo, zona Norte; Escola Estadual de Tempo Integral (CETI) Garcitylzo Lago, no bairro Parque Riachuelo-Tarumã, zona Oeste; Escola Estadual Melo e Póvoas, no bairro Santo Antônio, zona Oeste; e Escola Estadual de Tempo Integral Cinthia Régia, no bairro Nova Vitória, zona Leste de Manaus.
O Maio Laranja foi instituído pela Lei nº 14.432/2022 e remete ao caso Araceli, um dos mais emblemáticos crimes de violência sexual infantil no Brasil. O dia 18 de maio, símbolo da campanha, é um chamado à mobilização social para proteger crianças e adolescentes e divulgar os canais de denúncia.