Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Aula Magna sobre Direito Eleitoral marca abertura oficial do ano letivo da Escola do Legislativo da Aleam

6 de março de 2024
Compartilhar

Nesta quarta-feira (6/3), no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, a Escola do Legislativo Senador José Lindoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) abriu oficialmente o ano letivo de 2024. O evento foi marcado pela aula magna do analista judiciário do Tribunal Regional do Amazonas (TRE/AM) e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), Leland Barroso de Souza, com o tema “Sistemas Eleitorais e Coeficiente Eleitoral”.

O diretor da Escola do Legislativo, professor Jander Lasmar, participou do evento e ressaltou a importância da palestra para os servidores públicos e sociedade em geral, uma vez que se trata de um ano eleitoral.

“A abertura oficial do ano letivo da Escola do Legislativo traz um convidado e um tema extremamente relevante, afinal, neste ano, os cidadãos eleitores comparecerão às urnas para eleger candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito, bem como vereadores que atuarão na Casa Legislativa do município de Manaus. Estamos honrados com a presença do palestrante Leland Barroso, que aceitou nosso convite”, enfatizou.

O analista do TRE/AM discorreu sobre a história do voto, da democracia e os desafios no cenário atual. Citando o filósofo Thomas Hobbes, explicou como a organização da sociedade funcionava e para onde ela iria, e seguiu com os temas da palestra, abordando os sistemas eleitorais majoritário e proporcional.

“Enquanto o sistema majoritário é simples e direto, onde o candidato com mais votos, vence, o proporcional, este criticado por muitos, tem uma certa peculiaridade, pois o candidato depende de fatores externos para se eleger. De qualquer forma, falar sobre sistemas eleitorais sempre é motivo de debates calorosos em todo o Brasil”, comentou Leland.

Participando da palestra, o procurador aposentado da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Alcebíades Oliveira, declarou que o conhecimento adquirido hoje trouxe clareza para os participantes.

“Com muita leveza e domínio do assunto, o palestrante teve uma didática que fez com que todos compreendessem um assunto tão complexo como o de sistemas e coeficiente eleitorais”, parabenizou.

 

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Procuradoria Especial da Criança e do Adolescente atua com ações preventivas e de conscientização durante o 58º Festival Folclórico de Parintins

1 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan é destaque no Relatório de Atividades do Legislativo Estadual

1 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Mário César Filho leva ações da Defesa do Consumidor a mais de 2.400 pessoas durante o festival de Parintins 2025

30 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade destaca geração de renda e postos de trabalho durante 58° Festival Folclórico de Parintins

30 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes apresenta balanço do primeiro semestre na Assembleia Legislativa

30 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Aleam realiza Sessão Especial em homenagem aos 48 anos da Igreja Universal por iniciativa do deputado João Luiz

30 de junho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual