Evento proporcionou uma tarde de brincadeiras e danças para os participantes do projeto Amazonas Eficiente
Foto: Ygson França/Sejusc
A oportunidade de se divertir sem preocupações. Esse foi o pensamento que Vívian Cavalcante teve ao levar sua filha com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Ana Monique, de 13 anos, para participar da terceira edição do Baile Inclusivo do Governo do Amazonas. “É um momento de muita descontração e alegria para ela, e eu não medi esforços para estar aqui com ela”, entregou a mãe atípica.
Realizada nesta segunda-feira (31/03), no salão Rio Solimões, no Centro de Manaus. O evento organizado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) reuniu cerca de 400 pessoas em uma tarde de dança, brincadeiras, oficina de adereços, desfile de fantasia e marchinhas entoadas pela Banda do Abrigo Moacyr Alves.
Para Vivian, a iniciativa é uma forma de oferecer um espaço exclusivo para pessoas com deficiência se divertirem juntas, trocando experiências e momentos de inclusão, além de ser um meio de conscientização para a população. “É uma alegria muito grande, até porque a gente trabalha muito para ter inclusão e, assim, no dia a dia dela é meio complicado, as pessoas excluem muito, então aqui eu vejo que ela está se enturmando e isso é muito bom para ela e para mim, porque não tem preço vê-la feliz”, comentou.
Foto: Ygson França/Sejusc
“[Espero] cada vez mais ter essas iniciativas para que as pessoas tenham mais conscientização sobre o que é o autismo, a Síndrome de Down e saber a importância da inclusão. É uma coisa que a gente luta muito.”, acrescentou.
De acordo com a secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, esse é o compromisso do Governo com as PcD, de cada vez mais integrá-las na sociedade, realizando ações e eventos que levem a esse objetivo. “Nós temos uma secretaria executiva que cuida exclusivamente da pessoa com deficiência e esse baile é para isso, para promover a inclusão e acessibilidade, afinal, carnaval é para todos”, reiterou.
Coordenada pela Secretaria Executiva de Políticas para Pessoas com Deficiência (SePcD), a terceira edição do baile reuniu crianças e adolescentes de diversas idades, tanto participantes do projeto “Amazonas Eficiente” da secretaria quanto da sociedade civil.
Foto: Ygson França/Sejusc
Amazonas Eficiente
O projeto assegura aos PcD e seus familiares a prática da habilitação e reabilitação da vida comunitária, promovendo a inclusão social, esporte e lazer, acesso à cidadania e direitos sociais, a partir das intervenções interdisciplinares.
O projeto atende pessoas com deficiência de diversas idades, em Manaus e nos polos do interior. São ofertados serviços de fisioterapia, assistência social, jurídica e psicológica, com atividades voltadas ao desenvolvimento integral dos participantes.