Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Brincadeiras populares e circuito dedicado à acessibilidade agitaram o Dia das Crianças, no Largo de São Sebastião

13 de outubro de 2024
Compartilhar

A noite das crianças foi regada a brincadeiras lúdicas, literatura e canções de infância

No sábado (12/10), o Largo de São Sebastião foi o palco de celebração em homenagem ao Dia das Crianças, encerrando a Semana das Crianças que percorreu diversos locais, incluindo espaços culturais e centros de convivência. As atividades tiveram início às 16h, proporcionando aos pequenos uma rica experiência de imersão na arte e na cultura regional.

Foto: David Martins/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O evento contou com shows musicais voltados para o público infantil, teve também o projeto “Mania de Ler”, que incentivou a leitura entre a garotada, além de uma oficina com diversas atividades lúdicas que ensinaram a Língua Brasileira de Sinais (Libras), fomentando a acessibilidade e o conhecimento.

A proposta do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, foi proporcionar uma semana repleta de diversão e aprendizado, com o intuito de que as crianças acompanhadas por seus pais aproveitem ao máximo as atividades programadas.

“A nossa proposta é homenagear as crianças nessa semana maravilhosa onde elas puderam brincar, se divertir e aprender muito conosco”, destaca o gerente da Central de Artes e Educação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Ricardo Lopes.

Foto: David Martins/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

“Mãos que Falam”

O momento cultural e festivo contou com a encantadora oficina “Mãos que Falam”, ministrada pela escritora e intérprete de libras, Fabiana Ferreira.

De forma lúdica, a oficina homenageou às crianças com atividades dinâmicas voltadas ao conhecimento, onde os pequenos puderam conhecer vários pontos turísticos da cidade, temas locais e a culinária regional.

Fabiana Ferreira destaca a importância de a oficina permitir o acesso à literatura e outras expressões artísticas para todas as crianças, especialmente aquelas que participam de atividades lúdicas pela primeira vez.

“Muitos estão aqui, graças a esse evento da secretaria, pela primeira vez, conhecendo o famoso Teatro Amazonas (…), então, a criança vem e pinta o teatro, ela tem a oportunidade de conhecer todo esse aspecto de Libras, sempre de forma lúdica para atrair esse público de crianças que estão ali abertos aos novos conhecimentos”, enfatiza a escritora.

Foto: David Martins/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

As atividades incluíram um jogo de cartas de memória, leitura do livro “Mãos que Falam”, em libras, e uma versão do “Jogo da Amarelinha” utilizando a datilologia. A iniciativa busca promover um ambiente mais acessível desde a infância dos pequenos.

Uma vez que, segundo o IBGE, existem mais de 100 mil surdos no estado do Amazonas. Dessa forma, a oficina buscou proporcionar esse primeiro contato com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) de forma divertida e educativa, especialmente as crianças ouvintes.

“O nosso objetivo maior hoje é atingir o máximo de crianças que saem daqui felizes e com novos conhecimentos culturais e pedagógicos”, conclui Fabiana.

Foto: David Martins/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Participação imersiva

Quem levou seus pequenos para participar pela primeira vez das atividades da “Semana das Crianças”, foi a farmacêutica Dayse Rabelo, 35, mãe de Pedro Henrique, 6, e Laura Beatriz, 8. Deyse conta que a decisão de levá-los surgiu do interesse pela cultura e pelas diversas atividades educativas promovidas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

“É diferente fazer uma atividade dessas com as crianças, algo relacionado a vir a um local de Manaus, que é um ponto turístico, e próximo do Teatro Amazonas, no Largo São Sebastião, e ter essa experiência única”, revela Deyse.

Pedro, que frequenta o Núcleo de Reforço da professora Fabiana Ferreira, diz que já conhece a língua de sinais e tem desenvolvido suas habilidades durante as aulas realizadas pela professora. “O que mais gostei foram as amarelinhas, foi o pula-pula e as cartas de memória, onde conheci o jogo cultural de libras, e ele é muito divertido”, afirma Pedro Henrique.

Foto: David Martins/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Para Dayse, o que realmente ficou marcado em sua memória foi a participação e a interação dos filhos nas mais variadas atividades lúdicas oferecidas pelo Governo do Estado. “A participação dos meus filhos no evento é o que mais importa pra mim. Porque eu tô aqui principalmente por eles, acaba que eles que me trouxeram pra fazer um evento diferente. Mas o que fica marcado na minha memória é a participação deles”, expressa Deyse.

As brincadeiras que rechearam o espaço no Largo, ofereceu um resgate às brincadeiras populares, como o pular-corda, amarelinha, cabo de guerra, jogo da velha, corrida do saco e várias brincadeiras que abrilhantaram o Dia das Crianças, onde muitas puderam ter o primeiro contato com essas atividades, e os pais inclusive, também se divertiam com seus filhos.

Foto: David Martins/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Acesso a literatura

De acordo com a coordenadora do Projeto Mania de Ler, Oiana Couto, a importância de permitir o acesso à literatura de qualidade torna-se muito importante quando são realizadas atividades gratuitas no Largo de São Sebastião, que é um espaço seguro e aprazível. “Nesse momento, nós recebemos famílias de todas as zonas de Manaus, fazendo com que a nossa população tenha a oportunidade de ter acesso a atividades que são prazerosas e aproveitáveis por todos da família”, disse Oiana.

Ana Priscila, 40, é uma entusiasta da cultura local e acompanha de perto a agenda da Secretaria de Cultura, e nessa ocasião, ela aproveitou a oportunidade para levar sua filha, Ana Victoria, de 9 anos, para prestigiar o evento. “Costumamos participar sempre que há esses eventos. Hoje, notei que tudo está muito diferente e mais interessante! O resgate das brincadeiras e o incentivo à pintura são iniciativas muito bacanas”, destacou Ana Priscila, que trabalha como operadora de caixa.

Foto: David Martins/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Canções de infância

O grande diferencial dessa edição foram os shows musicais voltados ao público infantil, que agitaram a garotada na praça do Largo de São Sebastião. O cantor e compositor amazonense de referência no estado, Manoel Passos, animou a criançada ao resgatar canções de infância, com os clássicos “A Casa”, “A Pulga e o Percevejo”, “Ursinho Pimpão” e “Balão Mágico”, que contagiou o público mirim, acompanhado de seus bichinhos de pelúcia: Pato, Pinguim, Ursinho, Pulga e Percevejo, que também participaram da festa.

A noite de diversão foi encerrada com a renomada Banda Di Bubuia, que realizou um show em comemoração também aos seus 24 anos de trajetória. Todos os integrantes vestidos a caráter, de Chaves, Kiko, Chapolin Colorado, proporcionando uma roda de interação cheia de energia e alegria. As crianças pularam e se divertiram ao som de sucessos como “Sopa”, “Aquarela”, “Homenzinho Torto”, “É um Tal de Poc Poc” e “Fui Morar Numa Casinha”.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Ipaam apreende carne de capivara comercializada ilegalmente em feira de Itacoatiara

15 de julho de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação convoca mais 131 candidatos do PSS para a capital do Amazonas

15 de julho de 2025
Amazonas

RecuperaFone: Aparelho furtado em Manaus é recuperado no interior por meio do programa estadual

15 de julho de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 196 vagas de emprego para esta quarta-feira

15 de julho de 2025
Amazonas

FVS-RCP reforça compromisso da vigilância em saúde para população LGBTQIA+ na 4ª Conferência Estadual

15 de julho de 2025
Amazonas

Idam leva mutirão de retificação de Cadastro Ambiental Rural (CAR) a Rio Preto da Eva

15 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual