A Feira Povos Criativos dá continuidade ao sucesso experimentado em sua estreia, em 2023
FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Tem início no sábado (24/08), a segunda temporada da Feira de Economia Criativa, que volta a acontecer no Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo. Com um novo nome – “Povos Criativos” –, a feira dá continuidade ao enorme sucesso do ano de 2023, quando se tornou um lugar de encontro em Parintins (a 369 quilômetro de Manaus) e uma opção a mais nos fins de semana das famílias parintinenses.
A Feira Povos Criativos é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, para fortalecer o setor da Cultura e da Economia Criativa em Parintins, gerando oportunidade, emprego e renda para jovens empreendedores e, também, para quem está no ramo e precisa de uma vitrine para os seus produtos.
Por isso, a aposta é na diversidade de atividades: comidinhas e um bom café da tarde, o tradicional tacacá, atrações musicais, debates, arte e artesanatos, estandes de empreendedores locais. Tudo coroado com a vista linda do mirante do Bumbódromo, de onde se pode ver o pôr do sol no rio Amazonas.
De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, esse é um tipo de investimento social no bem-estar das pessoas que movimenta, ao mesmo tempo, vários setores.
FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa“Abre novas possibilidades para quem quer mostrar o que produz e cria um ambiente favorável para bons negócios e entretenimento. Além disso, é uma vitrine para que todos conheçam o trabalho realizado no Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo, pelo Liceu de Artes Claudio Santoro, através dos talentos das novas gerações que estão brotando em Parintins”, afirma o secretário.
Programação
Na estreia de sua segunda temporada, a Feira Povos Criativos acontece das 15h às 21h, com entrada gratuita. As exposições “Caminhos de Rio”, do coletivo Parintins em Cores, e “Filhos de Karú Sakaibê – O Povo que vem da Terra”, do Artista visual Patrick Colares, estarão abertas à visitação no Hall do Bumbódromo e na Galeria Jair Mendes, respectivamente.
Entre 15h30 e 18h, será realizada a visita guiada ao Bumbódromo. No Cineclube Odinea Andrade, serão realizadas duas sessões: às 15h30, será exibido o filme infantil de comédia “Amigos Imaginários”, com classificação livre; e às 17h, será realizada uma segunda sessão, desta vez com a exibição do filme de ação e comédia “Furiosa: Uma Saga Mad Max”, com classificação indicativa de 12 anos.
A Feira de Economia Criativa, um espaço com 13 empreendimentos voltados para comercialização de produtos de artistas e empreendedores locais, vai estar funcionando durante todo o período da programação, bem como as visitas aos murais “Patrimônio em Festa” e “Brasil, futuro ancestral”, do artista visual Pito Silva.
Das 17h às 21h, acontecem as apresentações do “Painel Criativo em Movimento”, no hall do Liceu. Às 17h10, o projeto “A Hora do Conto” se apresenta com o espetáculo de teatro de fantoches “História do Saci”. Das 17h20 às 18h, acontece o Karaokê infantil. Das 18h às 19h30, tem show acústico da cantora Alessandra Moreno. Das 19h40 às 21h, é a vez do Karaokê Criativo.
FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia CriativaDas 17h às 21h, o palco do Mirante do Bumbódromo, onde se pode apreciar o pôr do sol no rio Amazonas, recebe os shows do cantor Ken Pablo e do grupo Hit Popular.