Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Cafeicultura: Governo do Amazonas incentiva crescimento do setor em Iranduba

16 de dezembro de 2024
Compartilhar

A iniciativa do Estado é criar uma unidade demonstrativa da cultura do café, fortalecendo o potencial produtivo da atividade

FOTOS: Isaac Maia/SeprorCom mais de 10 mil pés de café Robusta Amazônico plantadas em sua propriedade situada no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), a produtora rural Edna Pereira, de 65 anos, vem crescendo na atividade da cafeicultura, com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de produção rural (SEPROR).

A produtora conta que decidiu investir na atividade da cafeicultura em 2022, após receber kits de mudas de café robusta amazônico doadas pela SEPROR, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam).

“Quando recebi as mudas de café da SEPROR, plantei, colhi, e deu certo. Percebi o grande potencial que o café tem no município. E com o apoio da Prefeitura de Iranduba e do Governo do Amazonas, visitei o município de Silves para adquirir mais mudas de café e, atualmente, tenho mais de 10 mil mudas plantadas em minha propriedade”, disse Edna Pereira.

FOTOS: Isaac Maia/SeprorDe acordo com o secretário da SEPROR, Daniel Borges, o objetivo do Governo do Amazonas é criar uma unidade demonstrativa da cultura do café em Iranduba, com a finalidade de incentivar a produção e comercialização, mostrando o potencial da região, tornando-se uma vitrine na cafeicultura.

“Estamos visitando os produtores rurais para conhecer sua realidade na produção. E no Iranduba, vimos que o município tem um grande potencial na cultura do café. E vamos investir nesse segmento, para que os produtores rurais da região possam produzir, sabendo que o Governo do Amazonas vai dar todo o apoio”, ressalta Daniel.

Os produtores rurais de Iranduba já recebem todo o acompanhamento na produção, visitas técnicas, cursos de capacitação, assistência e extensão rural, além de receber insumos para o fortalecimento do setor primário.

Edna comenta que sua safra de café está com 1 ano e 3 meses, e que pretende colher, beneficiar e comercializar seus produtos em 2026. Além do café, ela trabalha nas culturas da pitaia, maracujá, hortaliças, goiaba, manga e mamão.

FOTOS: Isaac Maia/SeprorOutra iniciativa do Governo do Amazonas é a criação de uma cooperativa em Iranduba, por meio do auxílio do Núcleo de Cooperativismo e Associativismo do setor primário (Nucap) da SEPROR, para que os produtores rurais tenham mais acesso às políticas públicas em âmbito municipal, estadual e federal.

Entrega de mudas

Desde 2022 até 2024, a SEPROR entregou 65.970 mudas de café robusta amazônico para 2,2 mil produtores rurais, em 22 municípios com potencial produtivo na cafeicultura no Amazonas.

Para Iranduba, foram entregues 2.700 mudas para 90 produtores rurais da região.

Últimos dados

De acordo com o Idam, em 2023, 26 municípios do Amazonas atuaram na atividade da cultura do café, com 865 produtores rurais, na produção de mais de 1.027 toneladas.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governador Wilson Lima sanciona lei que autoriza uso de armas de choque por mulheres no Amazonas

15 de setembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas realiza Encontro Regional do Fonseas em Manaus nesta semana

15 de setembro de 2025
Amazonas

Feira de Negócios e Inovação da Afeam libera créditos no total de R$ 9,6 milhões

15 de setembro de 2025
Amazonas

Idam leva assistência técnica a comunidades afastadas de São Sebastião do Uatumã

15 de setembro de 2025
Amazonas

Sejusc atendeu mais de 850 pessoas em situação de rua até agosto de 2025

15 de setembro de 2025
Amazonas

Regularização: Suhab avança na atualização cadastral no Conjunto Cidadão XII na 1ª e 2ª etapa

15 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual