Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Caminhada e corrida pela paz do deputado Dan Câmara reúne mais de 1,5 mil pessoas em todo o Amazonas

30 de novembro de 2024
Compartilhar

Neste sábado (30/11), mais de 1,5 mil pessoas participaram em todos os municípios do Amazonas da Caminhada e Corrida pela Paz. Organizado pelo deputado estadual Dan Câmara (Podemos), o evento reuniu atletas de todas as modalidades e idades, com saída da podium do Complexo Turístico da Praia da Ponta Negra, com percursos de 5 e 10 quilômetros na orla
“Tudo isso começou em fevereiro de 2023. Sentíamos a necessidade de caminhar e correr pela paz. A paz é uma utopia a ser perseguida e ela é uma construção coletiva. Por isso, iniciamos a fazer, de forma ainda tímida, com as pessoas mais próximas o evento, que reunia entre 100 e 200 pessoas. Desde então, ele tem sido mensal, mas com a aprovação da Lei de nossa autoria, que torna novembro o mês de conscientização pela paz, sentimos a necessidade de fazer algo maior e que fosse um clamor coletivo. Por isso, estamos correndo em todos os 62 municípios do Amazonas neste 30 de novembro, em favor da paz entre os cidadãos”, afirmou o deputado Comandante Dan, que também participou do percurso, junto com sua esposa, a psicóloga Márcia Câmara.
Ele se refere ao PL nº 513/2024, que institui o Mês de Conscientização pela Paz – Novembro Branco, como política para fortalecimento da cultura de paz e mobilização pela paz, já aprovado em plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e aguardando sanção governamental.
A corrida e caminhada reuniram participantes de todas as idades e gêneros, nas mais diversas categorias, nos 62 municípios do Amazonas.
“Estamos entregando medalhas alusivas à participação, mas quando se caminha ou corre pela paz, todos são vencedores, não há derrotados. Por isso, esse é um evento inclusivo, como se fosse uma passeata desportiva, chamando todos à reflexão sobre a construção de paz a partir de nossas atitudes individuais. Sou policial militar da reserva, especialista em segurança, e sei que a ordem pública não se constrói apenas com força policial e ações repressivas. Elas também são importantes, mas é preciso que a sociedade esteja irmanada no desejo e na construção coletiva da paz, que passa também pela solidariedade e pela comida na mesa”, declarou o parlamentar.
A caminhada e corrida pela paz foram o primeiro evento desportivo das Olimpíadas pela Paz, competição que reúne ainda jiu-jitsu, futsal masculino, voleibol masculino e feminino e taekwondo e que possui também um circuito cultural, com apresentação de diferentes grupos amadores nas modalidades de teatro, música (canto) e dança.
“As Olimpíadas pela Paz nasceram da mesma forma que a corrida, fazíamos os percursos e depois alguns praticantes se reuniam para um aulão de jiu-jitsu, capoeira, taekwondo. Era uma expressão alegórica de lutar pela paz. Mas tudo acabou se avolumando, as pessoas foram chegando e decidimos, para coroar o ‘Novembro Branco’ de conscientização pela paz, criar as Olimpíadas, afinal o ideal olímpico da idade moderna fala em congraçamento, em reunião de nações de forma pacífica. Queremos que o evento seja anual. Este ano, fora a corrida, os competidores foram muito ligados à igreja que faço parte, por uma proximidade natural, mas queremos que a próxima edição seja bem mais inclusiva. A paz é para todos”, disse.
As Olimpíadas pela Paz acontecem na Vila Olímpica de Manaus neste sábado, (30/11), e reúnem diretamente mais de 5 mil pessoas. As eliminatórias para as modalidades coletivas foram realizadas nos dois últimos finais de semana de novembro. As inscrições e kits da corrida foram feitos mediante a doação de um quilo de alimento não perecível e a organização arrecadou quase duas toneladas. O deputado Comandante Dan também é autor do PL nº 438/2024, que dispõe sobre a instituição da Semana Estadual da Não Violência e da Cultura de Paz e aguarda parecer na Comissão de Constituição e Justiça da Aleam.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Deputado João Luiz destaca trabalho sólido no combate ao abuso e exploração sexual infantil no Amazonas

24 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade cobra maior fiscalização da Marinha após acidentes com balsas no rio Madeira

23 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Aleam realiza Sessão Especial alusiva ao Maio Laranja, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

23 de maio de 2025
Legislativo Estadual

III Seminário de Segurança Inovadora discute desafios e soluções na Aleam

23 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Mais de 60 alunos do 1º ano do ensino fundamental participam do ‘Cidadão de Berço’

23 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Campanhas: Assembleia Legislativa do Amazonas incentiva boas práticas ambientais e solidariedade

23 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual