Com o objetivo de tornar o transporte público de Manaus mais seguro para pessoas idosas, motoristas e cobradores do sistema de transporte público participaram, nesta sexta-feira, 17/10, da palestra “O respeito e o cuidado com a pessoa idosa no transporte público”, no auditório do Sest Senat, bairro Planalto, zona Centro-Oeste. A ação integra as atividades da ação “Virtude”, em combate a violência contra a pessoa idosa.
A iniciativa foi promovida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT) e do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU).
A vice-presidente do IMMU, Viviane Cabral, destacou o compromisso do órgão com a causa. “Um transporte de qualidade vai além da pontualidade e da eficiência, ele precisa ser também humano e acolhedor. Apoiar iniciativas como esta é reforçar o compromisso da Prefeitura de Manaus com a segurança e a dignidade de nossos idosos, garantindo que eles se sintam não apenas seguros, mas verdadeiramente respeitados em seus deslocamentos diários”, disse.
Um dos momentos mais reveladores do encontro foi a apresentação do investigador Antônio Coutinho Ferreira, da delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso, que ressaltou a importância do “olhar atento e solidário” dos operadores do transporte, que estão em uma posição privilegiada para identificar sinais de abuso e podem acionar as autoridades, tornando-se aliados na proteção desse público vulnerável.
O diretor-presidente da Fundação Dr. Thomas, Eduardo Lucas, reforçou a importância da UNIÃO entre instituições públicas e privadas na promoção de políticas públicas. “A presença de representantes do IMMU, de diversas empresas de transporte coletivo e de conselhos do idoso evidenciou um compromisso conjunto para a construção de uma cidade mais justa e respeitosa para todas as gerações”, concluiu.

— — —
Texto – Álisson Castro/IMMU
Fotos – Karol Silva/IMMU