Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Carnaval na Floresta 2025: Governo do Amazonas intensifica informações sobre violência de gênero e locais para denúncia

21 de fevereiro de 2025
Compartilhar

Mulheres em situação de violência podem buscar auxílio em equipamentos da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania

Foto: Lincoln Ferreira e Ygson França/Sejusc

Os meses de fevereiro dos últimos cinco anos somaram mais de 6 mil atendimentos e denúncias de mulheres em situação de violência. Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que também é porta de entrada para casos. Historicamente, o índice de violência de gênero tende a aumentar no período de Carnaval.

A secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, destaca a descentralização dos serviços por meio do Governo do Amazonas, a difusão de informações e a confiança em ter apoio do Estado como impulsionadores das denúncias.

“Somente em 2024, a Secretaria Executiva de Política para as Mulheres, vinculada à Sejusc, registrou mais de 1.500 atendimentos e agravos. Entre 2020 e 2024, foram quase 6.500 atendimentos. É muito importante verificar que durante o período do carnaval é quando os índices aumentam, por isso que o Governo tem ampliado ainda mais a nossa rede de atendimento”, assinalou a secretária.

Jussara também enfatizou o trabalho de prevenção e conscientização que é realizado pela Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM) durante este período festivo, e como esse fator é importante para garantir o direito da mulher, seja cisgênero ou trans, no combate às violências.

“Nossos servidores estão extremamente capacitados para fazer abordagens pedagógicas, levando a garantia de atendimento e direitos das mulheres, não só no período do Carnaval, mas durante todo nosso exercício. Nossas equipes estarão nas ruas fazendo abordagens pedagógicas, orientando e encaminhando caso ocorra qualquer tipo de violação de direitos. A nossa intenção é fazer com que as mulheres se sintam protegidas, fortalecidas por toda a rede de apoio do Estado do Amazonas”, declarou a secretária.

Foto: Lincoln Ferreira e Ygson França/Sejusc

Onde denunciar

As mulheres em situação de violência podem fazer registro dos casos nas delegacias especializadas ou em uma das seis unidades do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), em todas as zonas da capital. No interior, podem ir ao Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic), disponível nas cidades de Itacoatiara, Maués, Tefé, Parintins, Humaitá e Tabatinga.

Em caso de urgência, a mulher pode procurar a unidade do Sapem Centro-Sul, localizada na avenida Mário Ypiranga, 3.395, Conjunto Eldorado, no Parque 10. O local trabalha com acolhimentos provisórios para a pessoa em situação de violência e sua família, com regime de plantão 24 horas, todos os dias.

Em todos os equipamentos, ela poderá ter acesso a um atendimento humanizado, com apoio psicossocial, encaminhamento jurídico, capacitação profissional, orientação familiar e projetos especializados, visando a autonomia da mulher e a saída do ciclo de violência.

Foto: Lincoln Ferreira e Ygson França/SejuscEquipamentos da rede

A Sejusc possui o Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream), localizado na zona Sul, que realiza o acompanhamento psicossocial, cursos de capacitação, resgate da autoestima e atendimento familiar.

Por meio da Casa Abrigo Antônia Nascimento Priante (CAANP), mulheres e seus filhos são abrigados em casos de risco iminente de morte. E o aplicativo “Alerta Mulher” auxilia em caso de descumprimento de medida protetiva.

A Sejusc também conta com a cartilha “Mulheres, seus direitos na palma da mão”, com informações sobre a rede de proteção, visando conscientizar e informar a sociedade sobre os tipos de violência e a rede de atendimento. A cartilha traz canais de denúncia, localizações das unidades do Sapem, Cream e Delegacias Especializadas em Crimes Contra a Mulher (DECCM). Ela está disponível no site da pasta: http://www.sejusc.am.gov.br

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Em Novo Aripuanã, governador Wilson Lima destina mais de R$ 13 milhões em investimentos para infraestrutura e vistoria obras do aeroporto

12 de junho de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima entrega Grupamento Integrado de Combate a Incêndio em Novo Aripuanã

12 de junho de 2025
Amazonas

Detran-AM: Eptran qualifica 31 agentes em curso de Perícia em Sinistros de Trânsito

12 de junho de 2025
Amazonas

Ipaam aplica R$ 740 mil em multas por crimes ambientais na Região Metropolitana

12 de junho de 2025
Amazonas

Amazonas avança no combate à criminalidade, confirma Mapa da Violência divulgado pelo Ministério da Justiça

12 de junho de 2025
Amazonas

Festival de Parintins 2025: SSP-AM realiza última reunião de nivelamento

12 de junho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual