Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Casos de estupro no Amazonas aumentam 42,9% em 2024, aponta Débora Menezes

11 de fevereiro de 2025
Compartilhar

A deputada estadual Débora Menezes (PL) alertou para o preocupante aumento de 42,9% nos casos de estupro no Amazonas em 2024. De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, foram registrados 1.552 casos, tendo como principais vítimas mulheres, crianças e adolescentes.

A parlamentar destacou que muitos desses casos chegaram à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e foram acompanhados pelo Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente, no qual é coordenadora.

“Diante desses números alarmantes, não podemos nos omitir. Pelo contrário, devemos agir com ainda mais firmeza e garantir a proteção de nossas crianças e adolescentes. Quero parabenizar a atuação incansável da rede de proteção, dos conselheiros tutelares, delegados da Depca, defensores públicos, juízes e demais instituições que trabalham incansavelmente no combate a esse tipo de violência em nosso Estado”, ressaltou.

Balanço das ações

A deputada também apresentou um balanço do trabalho realizado pelo Núcleo de Proteção, que, desde sua criação, vem desempenhando um papel essencial na defesa da infância e da adolescência.

Conforme Débora, foram mais de 120 casos de violência infantil acompanhados diretamente, 237 visitas técnicas realizadas por assistentes sociais e psicólogos, mais de 15 mil crianças e adolescentes atendidos por meio de palestras preventivas e campanhas educativas em escolas de Manaus e do interior do Estado.

“O Núcleo de Proteção tem feito um trabalho incansável. No último final de semana, acompanhamos um caso revoltante: um senhor que tentou beijar uma criança à força no bairro Cidade Nova. Esse episódio reforça a necessidade de alertarmos pais e responsáveis para não deixarem crianças desacompanhadas. Somente com vigilância e conscientização poderemos combater esse crime tão devastador e que deixa traumas irreversíveis em nossas crianças”, afirmou Débora Menezes.

Projetos de Lei em Defesa da Infância

A deputada também destacou os esforços legislativos para combater crimes contra crianças e adolescentes. Ao longo de seu mandato, apresentou 22 Projetos de Lei voltados exclusivamente à proteção desse público. Entre eles, a Lei Estadual nº 7.346/2024, que criou o Cadastro de Pedófilos no Amazonas, impedindo que abusadores reincidentes convivam livremente na sociedade.

“Quero informar a sociedade que também assumi a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Esse será mais um instrumento fundamental do Poder Legislativo para ampliar nossas ações, fortalecer a rede de proteção e garantir que nossas crianças tenham justiça”, concluiu a deputada.

 

 

 

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual