Foram destacados projetos e ações voltados ao desenvolvimento regional sustentável e à valorização das potencialidades locais
Foto: José Rezende/Ciama
Na tarde desta quarta-feira (06/08), durante o Fórum Amazonas +Municípios, realizado no Sesi – Clube do trabalhador, na zona Leste de Manaus, o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), Aluizio Barbosa, apresentou as diversas frentes de atuação da instituição e o compromisso com o fortalecimento dos municípios por meio de assistência técnica especializada.
Durante a apresentação da palestra “Ciama: Instrumento de desenvolvimento regional no Amazonas”, foram destacados serviços oferecidos como elaboração e acompanhamento de projetos de engenharia, planejamento estratégico municipal, captação de recursos, apoio às cadeias produtivas, saneamento básico e capacitação profissional, entre outros. Tudo isso é disponibilizado pela Companhia em regime de cooperação institucional com as prefeituras, sem repasse de custos.
“A Ciama é uma ferramenta do Governo do Estado a serviço dos municípios. Nosso objetivo é oferecer apoio técnico qualificado para que as prefeituras tenham condições de elaborar projetos robustos e captar recursos, melhorando a qualidade de vida da população”, afirmou Aluizio Barbosa.
Presente no evento, o prefeito de Urucará, Bosco Falabella, recebeu das mãos do presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, um projeto completo para o sistema de abastecimento de água da cidade. Avaliado em R$ 13,1 milhões, o projeto vai beneficiar os 18.626 habitantes do município.
“Nós procuramos a Ciama para elaborar este projeto para o nosso município, fomos atendidos prontamente e recebemos o projeto em tempo hábil”, destacou o prefeito Bosco Falabella ao agradecer pelo trabalho realizado.
Ao prosseguir a palestra, o presidente da Ciama, Aluizio a Barbosa apontou que a companhia já atendeu todos os municípios do estado com projetos nas áreas de infraestrutura viária, aeroportuária, saúde, saneamento, transição energética, bioeconomia e empreendedorismo, além de ações voltadas à capacitação de servidores e incentivo à geração de renda.
Entre os destaques apresentados, está o apoio ao desenvolvimento das cadeias produtivas do açaí e da laranja, com capacitações, introdução de boas práticas e incentivo à comercialização de produtos locais. A atuação da Ciama também contempla a promoção da eficiência energética em prédios públicos, com projetos voltados à energia solar e mobilidade fluvial sustentável.
Foto: José Rezende/Ciama
Segundo Aluizio Barbosa, o diferencial da Companhia está na capacidade de articular ações com outros entes estaduais, federais e internacionais. “Temos equipes técnicas preparadas e experiência acumulada. Nosso papel é justamente aproximar os municípios das oportunidades existentes e facilitar o acesso a recursos e programas”, completou o presidente.
Termo de cooperação amplia atuação junto às prefeituras – Na terça-feira (05/08), foi firmado um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de formalizar e ampliar a atuação da Ciama junto às prefeituras. A iniciativa visa fortalecer institucionalmente os municípios e garantir que o apoio técnico da Companhia chegue a um número ainda maior de cidades.
“Com esse termo, damos mais um passo para garantir que nenhuma prefeitura amazonense fique sem assistência. O desenvolvimento regional sustentável do Amazonas começa com parcerias fortes e planejamento”, concluiu Aluizio.
O post Ciama reforça apoio técnico aos municípios durante o Fórum Amazonas +Municípios apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.