Em agosto, a Companhia alcançou a marca de 21,3 mil unidades consumidoras
FOTO: Divulgação/Cigás
A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) ultrapassou a meta de unidades consumidoras (UC’s) contratadas para este ano. Até o fim de agosto, a concessionária dos serviços públicos de distribuição e comercialização de gás natural (GN) alcançou 21.351 UC’s. O estabelecido no Plano de Negócios da Companhia para 2024 era alcançar 20.197.
A meta de crescimento de unidades consumidoras, em relação ao previsto no plano de negócios, foi ultrapassada em 5,5%. De acordo com o diretor técnico-comercial da Cigás, Clovis Correia Junior, a maior adesão de usuários ao serviço de distribuição de GN canalizado é impulsionada pelas vantagens proporcionadas pelo combustível.
“O gás natural pode gerar aos seus usuários economia de até 56%, a depender do segmento, em relação a outros combustíveis, conforme estudos da Companhia baseados em dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)”, ressalta o executivo, o qual destaca ainda o intenso trabalho de prospecção de novas unidades consumidoras que a Cigás realiza.
Outro importante benefício proporcionado pela ampliação do uso do gás natural é o ambiental. Isso se deve em razão do GN ser o combustível fóssil mais limpo, destacando-se ainda como de importância estratégica para a segurança energética do País. Para ratificar essa condição, estudo recente produzido por especialistas da Companhia indicaram que 6,2 milhões de toneladas de carbono equivalente (gases de efeito estufa – GEE) deixaram de ser emitidas com o uso do gás natural na geração de energia elétrica, no Amazonas, com a troca do óleo combustível pelo GN. O período de abrangência do estudo foi de 2010, quando iniciou a operação comercial da Companhia, até 2023.
FOTOS: Divulgação/CigásOs usuários também usufruem da comodidade por se tratar de um fornecimento contínuo viabilizado pela infraestrutura de gasodutos subterrânea construída pela concessionária, pagamento somente após o consumo efetivo e segurança na operação. Entre as mais de 21 mil unidades consumidoras contratadas estão usinas termelétricas da capital e dos municípios de Anamã, Anori, Codajás, Caapiranga e Coari, onde o GN é usado na geração de energia elétrica; indústrias de variados segmentos do Polo Industrial de Manaus (PIM); estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço, entre os quais os principais shoppings da cidade, supermercados, lavanderias, restaurantes, o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz; postos de abastecimento de gás natural veicular (GNV); e usuários residenciais verticais.
Investimentos
Conforme o diretor técnico-comercial, a Cigás tem um arrojado plano de expansão do sistema de distribuição de gás natural. Conforme o Plano de Negócios vigente da Companhia, o montante a ser aplicado na expansão do sistema de distribuição de gás natural é de R$ 360 milhões.
O planejado é alcançar 432 quilômetros e superar a expressiva marca de 35 mil usuários de gás natural até 2028. Hoje, a rede de distribuição de gás natural já ultrapassou 300 quilômetros de extensão.