segunda-feira, 2 de novembro de 2026
Amazonas

Colheita de café em Silves começa em 16/05 com estimativa de 147 sacas por hectare e apoio do Idam

Colheita de café em Silves começa em 16/05 com estimativa de 147 sacas por hectare e apoio do Idam
Colheita de café em Silves começa em 16/05 com estimativa de 147 sacas por hectare e apoio do Idam

Associação em Silves inicia colheita da safra de 2026 com apoio técnico do Idam e boa produtividade.

A Associação Solidariedade Amazonas (ASA), no município de Silves (distante 204 quilômetros de Manaus), iniciou a colheita da safra de café de 2026 no sábado (16/05). A ação envolve 34 famílias e é assistida pelo Idam. A estimativa para este ano é de 147 sacas por hectare, número superior ao previsto inicialmente.

Assistência técnica e serviços prestados

Segundo o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Silves, Raimundo Nonato Pereira, o órgão presta assistência técnica e extensão rural (Ater) à associação. “Assistimos os membros da associação com os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), em especial a emissão do Cartão do Produtor Primário (CPP), Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e inscrições no Cadastro Ambiental Rural (CAR)”, afirmou o gerente.

O apoio incluiu também a distribuição de mudas e orientação sobre manejo. A parceria entre a ASA e o Idam é de longa data, conforme relato de membros da associação.

Variedade cultivada e evolução da cafeicultura local

A colheita envolve a variedade híbrida Robustas Amazônicos, desenvolvida pela Embrapa em parceria com a Ufam. A cultivar foi testada de forma experimental, em 2017, nos municípios de Silves, Itacoatiara, Manaus e Humaitá. Os primeiros resultados apareceram em 2021, com as primeiras colheitas.

Desde a introdução da variedade híbrida, a cafeicultura no estado cresceu em mais de 340%, por meio da distribuição de mudas e de metodologias de capacitação.

Reações dos produtores

Para o vice-presidente da ASA, Roque Lins, a expectativa é de uma safra superior às anteriores. “Somos muito gratos ao apoio que recebemos e que permitiu termos os resultados de agora. A ASA e o Idam têm uma parceria de longa data, nos apoiando desde o início”, declarou o vice-presidente.

A colheita em Silves marca, conforme produtores e técnicos, um avanço na adoção de variedades adaptadas ao clima e ao solo locais. A estimativa de produtividade de 147 sacas por hectare é apontada como reflexo das práticas adotadas e da assistência técnica recebida.

Assuntos nesse artigo:

#colheitadecafe, #robustasamazonicos, #idam, #silves, #asa, #produtoresrurais, #agriculturafamiliar, #safra2026, #147sacasporhectare, #hectare, #ater, #cpp, #caf, #car, #embrapa, #ufam, #itacoatiara, #manaus, #humaita, #mudas, #capacitacao