Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Com a instalação da empresa indiana Bajaj do Brasil Comércio de Motocicletas, Wilson Lima destaca fortalecimento na geração de emprego e renda no estado

25 de junho de 2024
Compartilhar

Previsão é gerar 150 empregos diretos e indiretos na região

FOTOS: Diego Peres / Arthur Castro / SecomO governador Wilson Lima destacou que a instalação da empresa indiana Bajaj do Brasil Comércio de Motocicletas deve fortalecer o fomento de mais empregos no Estado do Amazonas. A inauguração ocorreu nesta terça-feira (25/06), no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. A estimativa é que sejam gerados 150 empregos diretos e indiretos.

“É uma honra ter mais uma empresa e mais um empreendimento em nossa região porque cumpre o papel social e ambiental. E a geração de emprego significa um compromisso com o povo que mora na Amazônia. Ações e atitudes como da empresa Bajaj, que escolheu a Amazônia, vai contribuir com a população do nosso estado”, afirmou o governador.

A empresa é um dos projetos de implantação aprovados na 303ª reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), em 2023. A fábrica, com os incentivos fiscais do Estado, tem capacidade de produzir 20 mil motocicletas por mês. A Bajaj é uma companhia que possui mais de 40 empresas e 36 mil funcionários. De origem indiana, a empresa é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo.

“O nosso compromisso número um é com Brasil; com a sociedade e com as pessoas que trabalham conosco. Temos uma perspectiva muito boa para o futuro aqui na Amazônia e queremos continuar sendo uma empresa progressiva”, disse Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited.

FOTOS: Diego Peres / Arthur Castro / SecomO secretário de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, destacou o crescimento da produção industrial no estado. “É mais uma empresa do ramo de duas rodas que vem se juntar a outras em Manaus. A Bajaj está gerando empregos, e isso demonstra a Vitalidade do Polo Industrial de Manaus, que vem gerando mais empregos, impostos e crescimento econômico”, disse.

Fábricas de origem indiana no PIM

Com a instalação da Bajaj do Brasil Comércio de Motocicletas Ltda, o Polo Industrial de Manaus (PIM) ganha a segunda empresa de origem indiana. A primeira é a K R R Comércio e Indústria de Aço e Ferro Ltda, que está em operação desde 2017. A fábrica possui 117 postos de trabalho e produz estruturas de ferro e aço para construção civil, além de peças metálicas para fins industriais.

Crescimento

De acordo com levantamentos da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e dados da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), entre janeiro e março de 2024, o PIM alcançou um faturamento de 9,5 bilhões de dólares, representando um crescimento de 10,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Neste cenário, o setor de duas rodas tem se destacado e retornado ao seu patamar histórico de produção, sendo impulsionado principalmente pelas motocicletas.

Na última reunião do Codam, realizada neste mês de junho, foram aprovados R$ 698 milhões em investimento para o PIM. A Yamaha Motor da Amazônia se destacou com um investimento previsto de R$ 13,9 milhões em um projeto de diversificação, voltado para a produção de motonetas elétricas, resultando na criação de 147 novos empregos.

FOTOS: Diego Peres / Arthur Castro / SecomO titular da Secretaria de Estado de Fazenda do Amazonas (SEFAZ-AM), Alex Del Giglio, ressaltou que o crescimento expressivo da produção de motocicletas fortalece o modelo exitoso que o Governo do Estado vem trabalhando para garantir a competitividade da Zona Franca de Manaus.

“Para o Polo Industrial isso é fantástico. Uma empresa que já tinha um embrião aqui na Zona Franca, que terceirizava a produção em parceria com a fábrica da Dafra, que já é consolidada no Distrito Industrial, e agora está criando oportunidades de negócios e demanda, com uma fábrica própria”, ressaltou Del Giglio.

Estiveram presentes no evento o deputado estadual Mário César Filho, autoridades públicas municipais e representantes da Suframa.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Festival de Cirandas 2025: Viaturas integradas ao Sistema Paredão vão reforçar patrulhamento em Manacapuru

26 de agosto de 2025
Amazonas

Feira de Negócios e Inovação da Afeam arrecadará alimentos para instituições filantrópicas

26 de agosto de 2025
Amazonas

Atleta amazonense recebe homologação de recorde brasileiro e garante vaga no Mundial de Powerlifting

26 de agosto de 2025
Amazonas

Amazonas registra menor número de roubo a pedestre em relação aos últimos dez anos

26 de agosto de 2025
Amazonas

Com apoio caloroso da torcida, Guerreiros Mura realiza último ensaio técnico antes do Festival de Cirandas de Manacapuru

26 de agosto de 2025
Amazonas

Cirandas de Manacapuru: Temas das agremiações colocam preservação ambiental e cultural em evidência

26 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual