Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, Fórum das Pensadoras realiza sua 6ª edição e irá debater sobre mulheres em um mundo de crises

21 de março de 2025
Compartilhar

A ação tem o apoio da Fapeam, por meio do Parev

Foto: Divulgação/Fapeam

Debater a crise climática e política, as violências contra as mulheres e o mundo do trabalho são os temas do “VI Fórum das pensadoras, denúncias e anúncios das mulheres em um mundo de crises”, apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

A ação amparada via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), Edital Nº 001/2024 – Chamada II, ocorrerá online nos dias 26 e 27 de março, das 13h às 21h.

Para a doutora em Educação e coordenadora do evento, Rita de Cássia Fraga Machado, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o apoio da Fapeam é essencial para difundir e estimular a produção científica. “Com o apoio da Fapeam, conseguimos criar um módulo de direito de certificação, que vai direto com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o que possibilita a publicação de anais, que é muito importante para a divulgação científica”, explicou.

VI Fórum das pensadoras

O Fórum segue a tendência mundial de valorização das mulheres e foi criado com o objetivo de inspirar, motivar e promover um ambiente colaborativo que leve em consideração as questões de gênero. Durante o encontro, será estimulada e qualificada a pesquisa teórica metodológica pautada pela pesquisa-formação e pelas epistemologias feministas.

No decorrer do evento, haverá uma discussão profunda sobre as crises que o mundo atravessa e como impactam diretamente as mulheres, além de um intercâmbio de pesquisas e de conhecimento.

O Fórum irá reunir pesquisadoras e professoras do Brasil, como as doutoras Adriana Madeira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Nima Imaculada Spigolon, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Além de pesquisadora de vários países, como professora e doutora Alejandra Castilhos, do Chile, que participará da conferência de abertura.

Com o intuito de criar ações estratégicas para minimizar a assimetria na participação das mulheres dentro da universidade e discutir de forma articulada o papel das mulheres na luta pela igualdade de gênero, a defesa do meio ambiente e o enfrentamento à crise climática, e fortalecer um espaço político pedagógico de estudo.

Além de oportunizar uma reunião da comunidade científica para debates sobre o pensamento de mulheres, a partir de exposições dialogadas interdisciplinares e plurais que apresentem importantes pesquisas.

Parev

O Parev apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho. A iniciativa visa popularizar a ciência, divulgando resultados de pesquisas científicas e contribuindo para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Capa, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

SSP-AM e Ipem assinam Acordo de Cooperação Técnica do Sistema de Gestão da Qualidade

1 de julho de 2025
Amazonas

Ciama entrega a prefeitura do município de Silves o projeto arquitetônico do Mirante do Cristo

1 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas recebe propostas para edital de apoio à realização de eventos científicos e tecnológicos no estado

1 de julho de 2025
Amazonas

Prato Cheio, da Seas, promove oficinas sobre higienização de alimentos e palestras sobre saúde e cidadania em julho

1 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas entrega 60 mil alevinos para piscicultores de Iranduba

1 de julho de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação abre edital para submissão de Procedimentos de Manifestação de Interesse

1 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual