Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, projeto usa aplicativo para identificar e agilizar fiscalizações de madeiras da Amazônia

22 de janeiro de 2025
Compartilhar

A ação tem o apoio da Fapeam, por meio do Programa Inova Amazônia-Módulo Tração

Foto: Arquivo pessoal da Woodscan

Identificar as espécies de madeiras da Amazônia em dois segundos através de um software é o objetivo do Woodscan, aplicativo que está sendo desenvolvido com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A iniciativa, fomentada pelo Programa Inova Amazônia-Módulo Tração, Edital Nº 001/2023, distingue as espécies de madeira como suas fibras, canais e outros elementos, assim como uma impressão digital. O objetivo do Woodscan é agilizar a fiscalização das madeiras em qualquer fase do processo, desde o manejo, transporte, até a entrega ao cliente final.

O aplicativo traz padronização e celeridade de resposta na identificação de espécies, eliminando a necessidade de um especialista presente no local. Possibilitando que a fiscalização possa ser feita em qualquer local, sem necessidade de internet, o operador consegue avaliar em tempo real a espécie da madeira e se sua comercialização é permitida.

Para o coordenador do projeto, Guilherme Van der Laars Ribeiro, o apoio da Fapeam foi estratégico para o desenvolvimento do aplicativo.

“Assim como toda ideia que recém sai do papel, as parcerias são de suma importância para fomentar estratégica e financeiramente o início do desenvolvimento de uma solução ou produto. A Fapeam contribuiu com a Woodscan nos dois cenários e somos gratos pela oportunidade de trabalharmos juntos”, explicou Guilherme Van der Laars.

O produto ainda está em fase de desenvolvimento e maturação. E já teve bons resultados em ambientes de laboratórios e testes em campo.

“Pretendemos expandir nossa biblioteca de espécies em breve”, adiantou o coordenador do projeto.

Woodscan

Foto: Arquivo pessoal da Woodscan

Um dos principais objetivos do Woodscan é promover a conscientização e a preservação da floresta em pé, e dar suporte à regularização das regiões de manejo, além de potencializar a sustentabilidade.

Guilherme explicou que o Woodscan nasceu de uma parceria com o Instituto de Tecnologia Sidia e como uma spin-off da Getter, outra startup de Inteligência Artificial, para o mercado da bioeconomia.

O desafio era digitalizar o processo de identificação de espécies usando a Visão Computacional e a Inteligência Artificial. Com o suporte e fomento da Fapeam, o aplicativo foi desenvolvido em laboratórios com o uso de xilotecas e a criação de banco de dados.

O produto só foi possível devido às pesquisas sobre a identidade de cada espécie de madeira ser visível a olho nu ou junto à um acessório como uma lente de aumento. Com o resultado, o sistema operacional tem a capacidade de registrar as fotos e trazer uma resposta precisa em menos de 2 segundos.

“Usamos a Visão Computacional e a Inteligência Artificial para a aquisição e disponibilização dos dados da madeira analisada. Além disso, trazemos dados adicionais como posição GPS, data, hora, operador e afins, para compor o dashboard de registros de fiscalizações”, detalhou o coordenador.

Para expandir o uso do aplicativo e gerar mais impacto positivo no meio ambiente, a startup pretende que o Woodscan vire um selo certificador para o produtor, transportador, órgãos fiscalizadores e clientes de madeira da Amazônia. Além disso, seguem buscando parceiros para fomentar a maturidade do produto.

Inova Amazônia

O programa Inova Amazônia – Módulo Tração tem o objetivo de fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia e que tenham como premissa a preservação e uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônia.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

SSP-AM e Ipem assinam Acordo de Cooperação Técnica do Sistema de Gestão da Qualidade

1 de julho de 2025
Amazonas

Ciama entrega a prefeitura do município de Silves o projeto arquitetônico do Mirante do Cristo

1 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas recebe propostas para edital de apoio à realização de eventos científicos e tecnológicos no estado

1 de julho de 2025
Amazonas

Prato Cheio, da Seas, promove oficinas sobre higienização de alimentos e palestras sobre saúde e cidadania em julho

1 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas entrega 60 mil alevinos para piscicultores de Iranduba

1 de julho de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação abre edital para submissão de Procedimentos de Manifestação de Interesse

1 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual