Neste ano, o “#SouManaus” tem atraído turistas de todo o Brasil e do mundo, com uma das principais atrações sendo a rica e diversificada culinária regional, que vai de pratos tradicionais a criações inovadoras de chefs locais. O Festival Gastronômico reúne cerca de 95 pontos de venda, entre eles 32 barracas com opções tanto da gastronomia gourmet e tradicional quanto food trucks e alternativas da culinária criativa.
A merendeira Elita Assis, de 51 anos, elogiou o evento por ser acessível e proporcionar uma festa de qualidade para os amazonenses, especialmente aqueles que procuram por comidas com preços acessíveis. “A comida está uma delícia, tem para todos os gostos, e os preços são ótimos, variando de R$ 10 a R$ 25, o que cabe no bolso de qualquer um”, disse Elita Assis.

Vitrine para o artesanato
Além da música, gastronomia e intervenções culturais, o “#SouManaus 2025” também se destaca como uma grande vitrine para o artesanato e a economia criativa local. Este ano, a feira conta com a participação de grupos como o RecicloLab, que reúne 24 artesãos e empreendedores de diferentes segmentos, desde o aço trabalhado até o artesanato indígena.

De acordo com a representante do coletivo, Karla Soares, de 45 anos, o evento tem sido uma oportunidade valiosa de geração de emprego e renda para quem vive do próprio trabalho. “Estamos aqui dando suporte e ajudando a divulgar as marcas desses artesãos. Muitos dependem dessas vendas para complementar ou garantir sua renda, e o evento oferece exatamente isso, visibilidade, oportunidade e valorização”, afirmou a coordenadora.
— — —
Texto – Thalia Rodrigues / Semcom
Fotos – Divulgação / Semcom