Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Comandante Dan acredita que plano emergencial é fundamental para controle do avanço do crime na Amazônia

17 de fevereiro de 2025
Compartilhar

O deputado estadual Comandante Dan (Podemos), presidente da Comissão de Segurança Pública, Acesso à Justiça e Defesa Social do Legislativo, repercutiu declarações do cientista social Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A organização realizou estudo que aponta que o crime organizado já é o principal empregador da Amazônia.

“O estudo aponta que o comércio ilegal de produtos lícitos, como cigarro, bebidas, combustível e ouro, já movimenta mais dinheiro do que o tráfico, que ainda é muito lucrativo. Entretanto o mais grave de tudo é que o estudo afirma que o crime organizado já é o maior empregador na Amazônia, segundo as palavras do presidente do Fórum, sobretudo na pesca. Especialistas em segurança pública da Polícia Federal já haviam declarado, quando do assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips, em 2022, que a pesca ilegal e predatória no Vale do Javari era patrocinada e comandada pelas facções criminosas. A morte do indigenista e do jornalista se deu na região de Atalaia do Norte, onde invasões de terras por madeireiros e garimpeiros são recorrentes. É o narconegócio que avança sobre o Amazonas e se estabelece como gestor nas regiões onde há vazios de poder público”, declarou o deputado ao se referir sobre a pesquisa de Rastreamento de Produtos e Enfrentamento ao Crime Organizado no Brasil, conduzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado na semana passada.

De acordo com o documento, PCC e CV faturaram R$ 146,8 bilhões em 2022, com a comercialização de combustível, ouro, cigarros e bebida.

O Rastreamento aponta, ainda, que a droga continua sendo altamente rentável, principalmente a cocaína, mas que o crime organizado começa a ter maior lucratividade com a comercialização de produtos lícitos.

“O Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) mostra mais de 7 milhões de litros roubados pelos piratas dos rios no Amazonas, R$ 48 milhões de prejuízo, num intervalo de 3 anos. O estudo do Fórum fala na investigação sobre uma rede postos que seria de propriedade dos criminosos. A pirataria nasce também a partir do narcotráfico internacional, primeiro para atacar facções rivais, e depois se especializa no roubo de cargas lícitas. Vivemos na Amazônia uma tragédia sem precedentes, que impacta até mesmo o meio ambiente, devastado pelos narconegócios. Os estados, sozinhos, não podem fazer frente a isso, precisam de um comando integrado com o Governo Federal. É fundamental agir na faixa de fronteira de todo o Amazonas, por isso defendo um plano emergencial. De outra forma, estaremos enxugando gelo”, afirmou Comandante Dan, que é policial militar reformado, ex-comandante da corporação no Amazonas e ex-integrante da Força Nacional.

Retomar o controle sobre a pesca artesanal 

O deputado Dan, que se encontra numa agenda no interior até  quarta-feira (19/2), destacou a importância de se dar atenção aos pescadores artesanais.

“Falamos da atividade mais ancestral do homem da Amazônia, a pesca, que mantém o sustento das famílias ribeirinhas. Elas já são prejudicadas imensamente pelas seguidas secas recordes que vivenciamos. Também se debatem com a disputa de poder do crime organizado sobre suas áreas de pesca. Os criminosos patrocinam equipamento e segurança aos pescadores ilegais. Por isso precisamos reforçar o suporte às colônias de pescadores e pensar em investir em formas de beneficiamento e conservação do pescado à nossa gente, além de aumentar a fiscalização, para não perdermos terreno aos bandidos das facções transnacionais. Eles já dominam áreas como o roubo de cargas e o garimpo ilegal. Precisamos defender nossa gente e nosso território. Os vazios de poder abrem flancos que eles, os criminosos, ocupam”, finalizou o parlamentar.

 

 

 

 

 

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual