Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Comandante Dan afirma que combate às queimadas depende de ajuda externa

21 de agosto de 2024
Compartilhar

O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) declarou durante a Sessão Ordinária, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), desta quarta-feira (21/8), que o enfrentamento das emergências climáticas e ambientais enfrentadas pelo Amazonas dependem de ajuda externa. Na opinião dele, as forças e recursos estaduais não são suficientes para fazer o correto enfrentamento do que chamou de “calamidade já em curso”. O parlamentar fez a afirmação, após chegar de uma viagem a 12 municípios das Calhas do Solimões e do Juruá.
“O Sul do Amazonas está pegando fogo, a situação é gravíssima. Há focos de incêndio no meio da floresta, onde não há grupamento humano. Sem ajuda externa de quem tenha capacidade técnica, não sairemos dessa tragédia. As queimadas promovem doença, comprometem a vida e o meio ambiente. Necessitamos do uso de novas tecnologias e novos métodos. O dano PODE ser irreversível”, avaliou Dan, em pronunciamento, na tribuna do Poder Legislativo.
Ele se comprometeu em realizar todos os tipos de esforços possíveis para que essa ajuda venha e seja administrada de forma integrada. O Comandante enviará requerimentos indicativos ao Governo Federal, Estadual e as prefeituras.
“A seca severa já está acontecendo, favorecendo que as queimadas se alastrem. Precisamos acelerar a formação das brigadas de incêndio, institucionalizadas, por meio de uma lei de minha autoria, entretanto há prefeitos que estão resistindo em assinar o termo de cooperação para receber o equipamento e formar as brigadas”, disse o deputado.
O parlamentar se referiu à Lei n° 6.987/2024, que institui diretrizes de Prevenção, Pronta-Resposta e Combate a Incêndios e de Ações Humanitárias em Catástrofes, e estabelece a criação das Brigadas para Prevenção e Combate Contra Incêndios e Ações Humanitárias em Catástrofes e dá outras providências.
O deputado esclareceu que, concomitantemente à propositura da Lei, realizou uma ação coordenada com a bancada do Amazonas na Câmara Federal e garantiu R$ 20 milhões da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da justiça (Senasp) para comprar viaturas de combate a incêndio. Os recursos já foram conveniados entre Senasp e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Amazonas pode ser pioneiro na proteção de influenciadores mirins com PL de autoria do presidente Roberto Cidade

13 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas discute atuação de ONGs e da Azul Linhas Aéreas

13 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa analisa projetos para impulsionar produção audiovisual regional, normas de concursos públicos e regulamentação de abastecimento de veículos elétricos

13 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas debate qualidade da água, problemas da rodovia BR-319 e lentidão na conclusão da Casa da Mulher Brasileira

13 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

João Luiz critica ministra Marina Silva por barrar BR-319 e cobra ação contra ‘lixões’ no Amazonas

13 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Deputada Mayra Dias volta a cobrar conclusão da Casa da Mulher Brasileira em Manaus

13 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual