Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Comandante Dan celebra o retorno da mesa de negociação da data-base

9 de dezembro de 2024
Compartilhar

Em pronunciamento na Sessão Plenária desta segunda-feira (9/12), o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) elogiou a iniciativa do Governo do Amazonas em retornar a mesa de negociação para concessão da data-base de 2024 às forças de segurança do Estado. A reunião deverá acontecer na terça-feira (10/12), na sede do Executivo Estadual.
“Estávamos há quatro anos sem reposição de perdas, o que está previsto em lei para ser anual. No meio do ano, o Governo concedeu reposição referente a 2023, no valor de 4,65% e acordou que a de 2024 seria vista antes de encerrar este ano, para uma alíquota 3,93%. A volta da mesa de negociação é um avanço para todos, porque ela pode, na ponta, significar melhores índices de segurança”, afirmou o deputado, na tribuna da Assembleia.
Caso as negociações sejam bem sucedidas, policiais civis, militares e penais, peritos técnico-científicos, bombeiros militares e servidores técnico-administrativos, da ativa e da reserva, receberiam 8,58% de reposição, para um total de perdas de mais de 30%, desde 2021.
Concursados
Em seu pronunciamento, o Comandante Dan apelou aos deputados que, na análise da Lei Orçamentária Anual para 2025, avaliem com atenção as emendas propostas.
O parlamentar apresentou 10 propostas de emendas, uma delas direcionada à contratação de todos os concursados das forças de segurança, inclusive aqueles do cadastro reserva, que foram aprovados em concurso, mas não alcançaram classificação.
“Só para termos uma ideia, o contingente necessário à PM é de 15 mil profissionais, para o bom atendimento aos cidadãos do Amazonas. Mas a realidade dos quadros de policiais militares é de 8 mil homens e mulheres, dos quais pouco mais de 5 mil estão disponíveis e apenas 4 mil são operacionais para a capital e o interior. Se queremos aprofundar os bons resultados na segurança, precisamos aumentar a tropa”, afirmou Dan Câmara.
Segundo relatório do recursos humanos da Polícia Militar, referente a novembro de 2024, o quadro de ativos é de 8.636, sendo disponíveis 5.169, com apenas 4.179 operacionais capital e interior. Há 760 administrativos e 195 especialistas, a exemplo de profissionais de saúde. Anualmente, a PM reduz aproximadamente 500 profissionais para a reserva e outros tipos de baixa do serviço.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade cobra maior fiscalização da Marinha após acidentes com balsas no rio Madeira

23 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Aleam realiza Sessão Especial alusiva ao Maio Laranja, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

23 de maio de 2025
Legislativo Estadual

III Seminário de Segurança Inovadora discute desafios e soluções na Aleam

23 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Mais de 60 alunos do 1º ano do ensino fundamental participam do ‘Cidadão de Berço’

23 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Campanhas: Assembleia Legislativa do Amazonas incentiva boas práticas ambientais e solidariedade

23 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Com apoio do deputado Mário César Filho, Festa do Jaraqui é retomada em Canumã após quatro anos

23 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual