Na Sessão Plenária desta terça-feira (13/5), o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) levou à tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), um tema que foi assunto nas rodas desportivas do Estado, a ausência de Manaus entre as sedes da Copa do Mundo de Futebol Feminino, mesmo após haver sediado a Copa do Mundo 2014 e ter sido subsede das Olimpíadas Rio 2016. Para o parlamentar, se houve falha, a falha foi dos executivos estadual e municipal, que respondem diretamente à Federação Internacional de Futebol de Associação (Fifa) e que apresentam os cadernos de intenção da cidade candidata à sede.
“A incompetência, se houve, diz respeito à falta de articulação do Governo, junto com a Prefeitura, que apresentam o caderno de intenções para sediar o evento. Privilegiou-se outros estados, inclusive alguns que não sediaram a Copa do Mundo de 2014. A Região Norte foi totalmente excluída. Quero fazer inclusive um desagravo ao deputado Rozenha, que tenho certeza de que fez o melhor para que Manaus fosse subsede”, afirmou da tribuna o Comandante Dan. O deputado Rozenha (PMB) é o vice-presidente nacional da Federação Brasileira de Futebol (CBF).
O caderno de intenções para sediar a Copa do Mundo é um documento que descreve os planos e propostas de um destino que deseja ser o anfitrião do evento. O documento é um passo crucial no processo de candidatura, sendo analisado pela Fifa e outros órgãos de decisão.
Ele detalha a infraestrutura esportiva e não esportiva, planos de transporte, hospedagem, segurança, entre outros aspectos.
O parlamentar Comandante Dan foi Comandante Geral da Polícia Militar do Amazonas no período de janeiro de 2008 a março de 2011. Ocupou ainda o cargo de Secretário Extraordinário do Governo do Amazonas para assuntos de Segurança Pública, de outubro de 2017 a março de 2018; secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança, de 2015 a 2018 e secretário executivo adjunto de Segurança Integrada para Grandes Eventos, de 2013 a 2015. O deputado participou ativamente na instalação do sistema de gestão integrada de segurança no Amazonas e dos eventos Copa de 2014 e Olimpíadas 2016, na coordenação da área de segurança pública.