Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Comandante Dan homenageia bombeiros militares na Aleam

12 de agosto de 2024
Compartilhar

As plenárias e galerias da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ficaram lotadas, na sexta-feira (9/8), durante Sessão Especial, de autoria do deputado Comandante Dan (Podemos), em homenagem aos 148 anos do Corpo de Bombeiro Militar do Amazonas.

O Corpo de Bombeiros do Amazonas foi oficialmente criado em 1876, pela Portaria Provincial n° 268, de 11 de julho.

“Bombeiros militares são profissionais com uma atuação direta em incêndios, enchentes, naufrágios e em todo tipo de catástrofe. São verdadeiramente heróis e imprescindíveis nesses tempos sombrios de mudanças climáticas e queimadas florestais criminosas no Amazonas”, afirmou o deputado Dan.

No pronunciamento, o parlamentar também considerou que a tropa dos bombeiros é pequena para o tamanho geográfico e o patrimônio natural do Estado. O deputado defendeu a contratação dos aprovados no último concurso à instituição, inclusive os classificados no quadro reserva, além da realização de novos concursos.

A mesa contou com a presença do comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Alexandre Gama de Freitas; do subcomandante da corporação, coronel BM Reinaldo Acris Menezes; representando o Comando Geral da PMAM, coronel PM Corrêa Júnior, e representando a Defensoria Pública, coronel PM Honda.

O evento contou com a representação dos bombeiros mirins, projeto que recebeu emenda impositiva do Comandante Dan e da Cruz Vermelha. Mais de 100 profissionais foram homenageados.

História

Em 1973, o Corpo de Bombeiros era departamento de bombeiros de Manaus, subordinado à prefeitura da capital, localizado num antigo galpão na avenida 7 de Setembro, hoje em ruínas.

A missão de transformar o departamento em uma instituição militar estadual coube ao coronel PM Pedro Câmara, que construiu a sede da corporação no bairro Petrópolis, modernizou e ampliou o raio de ação.

Ele foi o primeiro comandante geral do Corpo de Bombeiros do Amazonas. Com a Constituição Democrática de 1988, os bombeiros militares se transformaram em uma instituição independente da Polícia Militar.

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual