O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) iniciou neste sábado (12/7) viagem inédita pelo Rio Solimões. A jornada começa em Tabatinga (distante a 1.111 quilômetros de Manaus), e termina em Iranduba (22 quilômetros), no dia 3 de agosto.
O objetivo da viagem é prestar contas do mandato aos cidadãos do interior e colher subsídios para elaboração de Projetos de Lei e requerimentos indicativos.
O parlamentar lembrou que em 2025, percorreu 87% dos municípios do interior. E nos anos anteriores, esteve mais de uma vez em 100% deles.
“Não acredito em mandato sem proximidade com a realidade do nosso povo. Esta viagem tem um significado especial: percorrerei com calma toda a calha do Solimões, visitando 21 municípios e chegando às comunidades rurais. Isso faz toda a diferença: alcançar o cidadão mais isolado, que talvez nunca tenha sido ouvido por um deputado estadual. Quero prestar contas do que realizei em dois anos e meio de mandato e escutar os anseios da população. Dessa experiência nascerão novas bandeiras de luta, projetos de lei e o fortalecimento de algumas convicções”, afirmou o parlamentar, que cumpre seu primeiro mandato eletivo.
Serão visitados, nesta ordem: Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Jutaí, Fonte Boa, Uarini, Alvarães, Tefé, Coari, Codajás, Anori, Beruri, Anamã, Caapiranga, Manaquiri, Manacapuru e Iranduba.
O deputado será acompanhado por especialistas da Comissão de Segurança Pública, Acesso à Justiça e Defesa Social da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Em cada cidade, visitará portos, delegacias, quartéis, batalhões do Corpo de Bombeiros e brigadas locais. Também realizará reuniões com pescadores, pequenos produtores e lideranças políticas e comunitárias.
Tabatinga
A chegada a Tabatinga foi marcada por uma cerimônia na Câmara Municipal, onde o parlamentar recebeu o Título de Cidadão Tabatinguense, em reconhecimento aos serviços prestados ao município.
Na sua atuação, tanto na Aleam quanto junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e às comissões correlatas no Congresso Nacional, Comandante Dan defende que a segurança pública do Amazonas dependa diretamente do controle da faixa de fronteira internacional, especialmente na tríplice fronteira.
O parlamentar solicitou ao MJSP e à Polícia Federal (PF), que a sede do Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI), inaugurado em junho de 2025, fosse instalada em Tabatinga.
Outro pleito, atualmente em fase de implementação, é a criação do Centro Integrado de Coordenação de Operações na Faixa de Fronteira, também em Tabatinga. O projeto está em tratativas com o secretário nacional de Segurança Pública do MJSP, Mário Sarrubbo.
Em novembro de 2023, Comandante Dan articulou uma audiência entre os prefeitos dos municípios do Alto Solimões e o secretário nacional de Segurança Pública, também em Tabatinga.
O encontro permitiu que as demandas locais fossem apresentadas diretamente ao Ministério, resultando em diversas ações federais na região.