Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Comandante Dan propõe seguro de vida obrigatório aos policiais e bombeiros

10 de janeiro de 2025
Compartilhar

O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) encaminhou ao Governo do Amazonas recomendação de seguro de vida funcional aos agentes responsáveis pela aplicação da lei, policiais civis e militares e bombeiros militares. O parlamentar argumenta que são ocupações de risco e que precisam, a exemplo do que já acontece em outros Estados da Federação, ter um seguro de vida contratado pelo empregador, o Poder público.

“Os policiais estão expostos a riscos constantes, como ameaças, ataques com armas brancas ou de fogo, crimes de ódio, instabilidade na rotina, perigos nas vias, enquanto bombeiros estão expostos a outros riscos ocupacionais, a exemplo de exposição a agentes químicos nocivos, fumaça densa, quedas de grandes alturas, choques elétricos, lesões por calor, entre tantos outros. Percebemos que há Estados no país que já oferecem essa garantia aos profissionais e às suas famílias: uma aposentadoria por invalidez, ou uma pensão não cobrem as despesas advindas da efetivação de alguns desses riscos. Por isso, encaminhamos ao governador Wilson Lima um expediente recomendando a adoção do seguro de vida, e daremos continuidade no retorno do parlamento, com um Projeto de Lei, ou com um requerimento indicativo”, afirmou o deputado.

O Amazonas é um dos Estados em que os policiais civis e militares e os bombeiros militares não têm seguro de vida.

Segundo dados de 2022, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, só há seguro para os policiais civis em nove Estados brasileiros, para policiais militares em 10 outros e para bombeiros militares em apenas quatro unidades da federação.

Pará é o único da região Norte que oferece o benefício, e apenas para policiais militares.

A Câmara Federal já teve em tramitação projeto que propunha obrigar os estados e o Distrito Federal a contratar seguro de vida para policiais civis e militares, e bombeiros militares. Foi o Projeto de Lei nº 7.390/14, que acabou sendo arquivado.

A proposta estabelecia que o prêmio do seguro de vida seria proporcional ao cargo do policial civil ou à graduação do militar segurado. Os custos de contratação e renovação do seguro ficariam sob responsabilidade das dotações orçamentárias estaduais.

Comandante Dan já encaminhou o projeto à Comissão de Segurança Pública, Acesso à Justiça e Defesa Social, para a devida análise e possível elaboração de normativa estadual similar.

“Esbarramos em muitos limites, mesmo na defesa do interesse público. A arguição de prerrogativa exclusiva do Executivo e da geração de despesa já viraram praxe na interrupção do prosseguimento de importantes Projetos de Lei. De qualquer forma, em nosso jurídico dando parecer favorável, prosseguiremos com o Projeto de Lei em âmbito estadual. Para garantir que o assunto ganhe força, já enviamos ofício e, tão logo o sistema de apoio legislativo reabra, enviaremos também um requerimento indicativo”, finalizou o deputado.

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual