Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Comandante Dan propõe uma política de gestão integrada para enfrentamento das mudanças climáticas

21 de junho de 2024
Compartilhar

O deputado Comandante Dan (Podemos) voltou a defender, na sessão da quinta-feira (20/6), a adoção no Amazonas de uma política de gestão integrada para enfrentamento das mudanças climáticas. Ele já havia proposto a iniciativa quando cedeu tempo de tribuna ao secretário-chefe da Defesa Civil do Amazonas, coronel Francisco Máximo, que apresentou as ações do governo estadual ao enfrentamento da próxima vazante.

“Fomos responsáveis pela elaboração, implantação e coordenação do Sistema Integrado de Comando e Controle (Sicc), durante a Copa do Mundo da Fifa em Manaus, em 2014, e que foi também utilizado para os eventos aqui sediados das Olimpíadas 2016. Uma experiência muito bem sucedida e reconhecida internacionalmente, que integrou os atores envolvidos com a segurança pública. A ideia inicial é essa instância de governança multitarefas, focada para o monitoramento, prevenção e mitigação dos eventos relacionados às mudanças climáticas”, declarou o deputado.

Ele observou também que a política estadual que está propondo deve guardar sintonia com a Política Nacional sobre Mudança do Clima, instituída pela Lei nº 12.187/2009, que busca garantir que o desenvolvimento econômico e social contribuam para a proteção do sistema climático global. Ele citou, ainda, como normativas que devem referenciar a proposta para o Amazonas: o Plano Nacional sobre Mudança do Clima, o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, e a Comunicação do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre mudança do Clima.

O deputado, que está em seu primeiro mandato eletivo, também fez referência a um Projeto de Lei autoral, já apreciado e aprovado no pleno do Legislativo, que qualifica os municípios do interior ao Amazonas ao combate de sinistros e ao gerenciamento de catástrofes climáticas.

O PL nº 860/2023, que institui diretrizes de prevenção, pronta-resposta e combate a incêndios e de ações humanitárias em catástrofes, e estabelece a criação dos Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIPs) sedimenta o caminho para a política integrada e propõe o planejamento integrado para o desenvolvimento de ações humanitárias articuladas e integradas em casos de catástrofes e a estimulação e viabilização da criação de estruturas integradas conhecidas como Brigadas para Prevenção e Combate Contra Incêndios Incêndios e Ações Humanitárias em Catástrofes (ВРСІ/АНС).

“Estamos verificando o que é possível a mim, enquanto parlamentar, propor, se podemos entrar com um Projeto de Lei, ou se isso configuraria vício de iniciativa, por ser uma prerrogativa exclusiva do Executivo em propor a medida, se assim o for, faremos um requerimento indicativo. Também estamos investigando se a melhor estrutura, partindo do Legislativo, seria um grupo de trabalho, ou uma frente parlamentar. Estamos imersos nessa fase de formatação jurídica para viabilizar a proposta. O fato é que, seja qual for o formato mais indicado, algo precisa ser feito, e o inimigo do bom é o ótimo”, finalizou Dan.

 

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual