Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Comandante Dan realiza ação de saúde e cidadania em Manaquiri

31 de julho de 2025
Comandante Dan realiza ação de saúde e cidadania em Manaquiri
Compartilhar

A caravana #FocoNaMissão, liderada pelo deputado estadual Comandante Dan (Podemos), realizou na quarta-feira (30/7) um mutirão de saúde e Cidadania no município de Manaquiri, localizado a 60 quilômetros da capital, Manaus. Com aproximadamente 17 mil habitantes, o município integra a Região Metropolitana de Manaus (RMM).
O evento, intitulado “1ª Ação de Cidadania com Amor e Fé”, ofereceu à população atendimentos em diversas áreas da saúde, como oftalmologia, odontologia, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, neuropedagogia, massoterapia, psicologia, além de aferição da pressão arterial. Também foram realizados serviços de Cidadania, como atendimento e orientação jurídica, corte de cabelo, manicure e musicoterapia para crianças.
Ao todo, os organizadores estimaram um impacto direto em 320 famílias. As atividades foram realizadas na Casa de Apolo Inácio Machado, na Torre de Cidadania e no Auditório Canaã, todos localizados no município. O deputado também esteve em três comunidades rurais da região.
“Em Manaus, realizamos pelo menos duas ações, até maiores que esta, por mês, pela facilidade logística. Mas é fundamental estender esses serviços aos nossos cidadãos do interior, onde tudo é mais difícil e precário. A caravana me permitiu passar mais tempo em cada município, com maior contato com as pessoas, não apenas com lideranças, e pude constatar uma realidade ainda mais difícil do que a que imaginávamos. Isso porque já havia estado em 54 municípios no primeiro semestre, mas em viagens muito rápidas. Planejei a caravana justamente para prestar contas do meu mandato e ouvir nossa gente. Até o uso do barco como meio de transporte favoreceu vermos de perto as dificuldades do povo do interior”, declarou o deputado.
Visita às comunidades rurais
Dan Câmara também esteve em três comunidades rurais de Manaquiri: Comunidade Nova Canaã (Aldeia Arajaí), Comunidade Costa do Barroso e Comunidade Barro Alto.
“À medida que nos aproximamos de Manaus, as demandas das comunidades rurais estão ligadas às dificuldades dos produtores, ao escoamento da produção agrícola, ao isolamento e aos prejuízos causados pela enchente e pela vazante. Na Aldeia Arajaí, durante a seca, os moradores são obrigados a percorrer mais de 6 quilômetros a pé, carregando alimentos, compras e até enfermos. Precisam de uma ‘ambulancha’ (ambulância fluvial) e de transporte escolar adequado, já que a única escola disponível é extremamente precária. Falta até um serviço bancário que atenda de forma satisfatória. Na Costa do Barroso, a realidade não é muito diferente: na seca, enfrentam dificuldades de transporte e barreiras no escoamento da produção agrícola; na cheia, sofrem com a perda total das plantações e com a escassez de recursos e alternativas de sobrevivência”, relatou.
A ponte ligando Barro Alto a Bela Vista
No final do dia, o deputado visitou a Comunidade Barro Alto e defendeu a construção de uma ponte naquele ponto do município de Manaquiri, ligando-o à Comunidade Bela Vista, já no território do município de Manacapuru.
“É um projeto de integração regional e nacional. Facilitará o acesso à BR-319 (Rodovia Federal BR-319), integrando o Amazonas ao restante do país. A ponte seria construída no trecho mais estreito do Rio Solimões e faria uma diferença enorme na rotina dos usuários da rodovia. Precisamos de conexões, de alternativas de acesso por via terrestre. As secas recordes e as mudanças climáticas nos mostraram isso. Mesmo com o trecho do meio pavimentado, a BR-319 ainda enfrenta enormes gargalos de mobilidade. A ponte sobre o Rio Solimões representaria um avanço significativo para o desenvolvimento daquela região e de todo o estado”, finalizou o parlamentar.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Setembro Amarelo: leis de Felipe Souza ampliam ações de saúde mental no Amazonas
Legislativo Estadual

Setembro Amarelo: leis de Felipe Souza ampliam ações de saúde mental no Amazonas

1 de setembro de 2026
Deputada Joana Darc propõe Moção de Pesar pelo falecimento do empresário Aldenor Ernesto de Lima
Legislativo Estadual

Deputada Joana Darc propõe Moção de Pesar pelo falecimento do empresário Aldenor Ernesto de Lima

1 de setembro de 2026
Em defesa da saúde mental, Mayra Dias cobra explicações sobre redução de leitos no Cesmam
Legislativo Estadual

Em defesa da saúde mental, Mayra Dias cobra explicações sobre redução de leitos no Cesmam

1 de setembro de 2026
Presidente Adjuto Afonso empossa 25 novos servidores da Assembleia Legislativa
Legislativo Estadual

Presidente Adjuto Afonso empossa 25 novos servidores da Assembleia Legislativa

1 de setembro de 2026
Comandante Dan destaca cultura como instrumento de inclusão social e geração de oportunidades
Legislativo Estadual

Comandante Dan destaca cultura como instrumento de inclusão social e geração de oportunidades

1 de setembro de 2026
Saúde mental domina debates na Aleam no início da campanha Setembro Amarelo
Legislativo Estadual

Saúde mental domina debates na Aleam no início da campanha Setembro Amarelo

1 de setembro de 2026
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual