Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Começa a tramitar na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei com ‘pacote’ de recomposição salarial para servidores estaduais

6 de agosto de 2024
Compartilhar

Entre as 22 matérias legislativas que começaram a tramitar na pauta ordinária, nesta terça-feira (6/8), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), consta a Mensagem Governamental nº 70/2024 originária do Governo do Estado, prevendo reajuste salarial para recompor as datas-bases de servidores públicos diversas áreas do Poder Executivo Estadual, tais como saúde, educação, segurança pública e setor primário.
A Mensagem tornou-se o Projeto de Lei nº 463/2024, que em regime de urgência solicitado pelo Poder Executivo, poderá ser incluído na Ordem do Dia e ser deliberado em plenário a partir da próxima quarta-feira (7/8).
O projeto prevê aos servidores do Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), o percentual de revisão de 3,69% a contar de 1º de maio de 2024, referente à data-base de 2024; de 14,10% aos servidores do magistério público e técnicos e administrativos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a contar de 1º de maio de 2024, referente às datas-bases de 2019, de 2020 e de 2021; de 4,50% aos servidores da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) referente à data-base de 2024, com efeitos a contar de 1º de março de 2024; de 4,65% aos policiais civis, policiais militares e bombeiros militares do Estado do Amazonas e servidores administrativos da Polícia Civil, referente à data-base de 2023, com efeitos a contar de 21 de abril de 2024.
Outros projetos
Também entrou na pauta de tramitação, o Projeto de Lei nº 464/2024, de autoria do deputado João Luiz (Republicanos), que institui a campanha permanente de atendimento e apoio às crianças e adolescentes vítimas de abuso ou violência sexual, denominada “Ei, Te Orienta! Aliciar, molestar e violentar crianças, não é cultura, é crime!” com a finalidade de atendimento humanizado com a criança e/ou adolescente vítima de abuso ou violência sexual, resguardo da intimidade e da integridade física e psicológica da vítima e promoção da produção e a distribuição de materiais informativos e educativos de combate aos abusos e violências sexuais praticados contra crianças e adolescentes, dando visibilidade ao tema e qualificando a gestão.
Segundo o parlamentar, mesmo com os avanços do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), a legislação precisa de mais instrumentos para combater abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, desta forma a presente proposta visa fortalecer o instrumental jurídico de combate à violência sexual.
Ainda sobre assédio, a deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos) apresentou o PL nº 455/2024, que altera a Lei n° 6.467, de 10 de outubro de 2023, que obriga a adoção do “Protocolo Não Se Cale, Mana”, como medida de prevenção e auxílio às mulheres e meninas em situação de violência, nas dependências de estabelecimentos de lazer, como serviços de bar, eventos festivos, shows, restaurantes, casas noturnas, teatro, cinema, parques de diversões, espaços de entretenimento e similares; comerciais, pessoas jurídicas fornecedoras de produtos e/ou serviços no mercado de consumo, como shopping centers, centros comerciais, lojas, instituições bancárias ou financeiras, salões de beleza, centros de estética, supermercados e congêneres.
“É crucial para que o protocolo possa ser aplicado em diferentes situações, oferecendo uma rede de segurança mais ampla, eficaz e segura. A padronização dos procedimentos de atendimento é igualmente importante, pois garante que todas as vítimas recebam o mesmo nível de assistência, independentemente do local onde o incidente ocorra”, afirmou Campelo.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Deputado João Luiz participa de entregas para o setor primário, social e aos mototaxistas ao lado do governador Wilson Lima, em Boa Vista do Ramos

22 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Deputado João Luiz leva ação social à comunidade do Careiro Castanho

22 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade solicita à Sepror ações para efetivar o ‘Selo Produto Amazonense’ e impulsionar a economia rural

20 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan destina emendas à cultura e à moda regional

20 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Cabo Maciel acompanha debate sobre atuação do Ibama e Força Nacional e manifesta preocupação com pequenos produtores rurais

20 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Mário César Filho tem 10 Projetos de Lei aprovados na Assembleia Legislativa do Amazonas

20 de junho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual