A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca (CICZF), presidida pelo deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), apresentou o balanço das atividades realizadas no primeiro semestre de 2025. O parlamentar avaliou positivamente os trabalhos da Comissão, destacando as ações voltadas à preservação e ao fortalecimento do modelo econômico da Zona Franca de Manaus (ZFM).
Desde sua instalação em 4 de fevereiro, coincidindo com o aniversário de 58 anos da Suframa no dia 28 do mesmo mês, a CICZF buscou impulsionar suas atividades.
Barreto ressaltou a importância da ZFM para a economia do Estado e alertou sobre os impactos que sua descontinuidade traria, como o agravamento da crise hídrica e prejuízos ao agronegócio, especialmente devido à relevância da região amazônica no regime de chuvas do país.
O deputado participou da 319ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), realizada virtualmente no dia 22 de maio. Na ocasião, o CAS aprovou 38 projetos — 11 de implantação, 26 de diversificação e um agropecuário — que somam quase R$ 1 bilhão em investimentos, com previsão de faturamento de R$ 8,5 bilhões e geração de 918 empregos.
Além dos avanços econômicos, Barreto celebrou a conquista da Suframa no primeiro lugar do Prêmio Nacional de Excelência na Governança e Gestão Pública. Também destacou reuniões com o secretário Serafim Corrêa, da SEDECTI, para discutir a ZFM como polo de atração de investimentos e novas empresas.
Durante o semestre, temas relevantes foram debatidos pela Comissão, como a proposta de migração da matriz energética para um modelo mais sustentável e a análise de pontos críticos da atual infraestrutura energética.
A CICZF também se reuniu com representantes da 3M, multinacional com operação em Manaus. Estiveram presentes Fernando Ruiz Garcia de Almeida (gerente de Relações Governamentais) e Eduardo Ribeiro Furtado (gerente da planta de Manaus), que apresentaram os produtos da empresa e discutiram perspectivas para a ZFM. Na pauta, também esteve ainda a discussão da Lei Federal de Incentivo à Reciclagem (Lei nº 14.260/2021), a necessidade de duplicação da estrada AM-010 e melhorias na sinalização da região.
“Essas ações refletem nosso compromisso com o desenvolvimento econômico do Amazonas, geração de empregos e promoção da sustentabilidade. A ZFM é um polo industrial estratégico, com mais de 600 indústrias e cerca de 500 mil empregos diretos e indiretos”, enfatizou Barreto.
BR-319
A Comissão também debateu a importância da pavimentação da BR-319 (Manaus/Porto Velho).
Segundo Barreto, foram levantadas questões técnicas sobre a viabilidade da obra dentro dos limites de endividamento do Estado. Ele defendeu a expansão da fronteira industrial da ZFM em direção a Rio Preto da Eva, prevendo um possível gargalo nos próximos anos.