Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Comissão do Plano de Contingência das Arboviroses

13 de dezembro de 2023
Comissão do Plano de Contingência das Arboviroses
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), constituiu uma comissão para elaboração do Plano de Contingência das Arboviroses, que são doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos, como é o caso do Aedes aegypti, com foco da prevenção e controle de dengue, chikungunya e zika.

A elaboração do Plano segue orientação do Ministério da saúde, diante do cenário de aumento do número de casos das doenças no país, com o objetivo da organização e preparação da REDE municipal de saúde para o enfrentamento a um possível período de alta transmissão das arboviroses.

A coordenadora geral da Comissão, Viviana Cláudia de Paula Almeida, explica que o Ministério da saúde fez alerta no mês do outubro aos estados sobre a possibilidade de uma nova epidemia de dengue, considerando a reintrodução do sorotipo da Dengue Tipo 3, as alterações climáticas com aumento de chuvas e de temperatura, além de aumento de incidência de casos e do registro de mortes no Brasil, em especial na região Sudeste.

“Como a última epidemia no Amazonas ocorreu em 2016, existe uma população mais suscetível aos diferentes sorotipos. O sorotipo da dengue predominante no Amazonas é o tipo 2, mas no restante do Brasil é mais comum o tipo 3. E quem teve o tipo 1, ainda PODE ter o tipo 2, 3 ou 4. Por isso, a preocupação com a possibilidade de uma nova epidemia e a orientação para preparar um plano de trabalho que prevê diferentes cenários, mesmo que agora Manaus apresente um cenário de controle das arboviroses”, afirma Viviana Almeida.

A construção do Plano de Contingência das Arboviroses para o município de Manaus está sendo feita a partir do trabalho de servidores da Semsa divididos em quatro subgrupos: mobilização social, educação em saúde e Comunicação; Controle Vetorial; REDE de Atenção à saúde; e Resposta Rápida e Análise de Dados.

“A ideia é a construção de um plano prevendo a execução de ações em vários cenários, incluindo o pior cenário com epidemia e mortes por dengue, mesmo que não ocorra. É um planejamento prévio, com ações que poderão ser executadas de acordo com a situação epidemiológica do momento. A comissão vai manter a vigilância em relação ao número de casos, ao nível de infestação do Aedes aegypti, e manter a REDE de saúde pronta, notificando os casos suspeitos, atenta aos sinais de agravamento da situação de saúde dos pacientes e monitorando os tipos de vírus circulando no município”, informa a coordenadora.

Dados do Sinan_On-line, do Ministério da saúde, mostram que Manaus já registrou este ano 2.490 casos notificados de dengue, o que representa um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. Já em relação aos casos confirmados, Manaus registrou este ano 549 casos, em uma redução de 50,1%, em relação ao mesmo período de 2022.

O chefe do Núcleo de Controle de Agravos Transmitidos por Aedes da Semsa, Edvaldo Rocha, informa que as ações de prevenção e controle são realizadas na rotina de serviços durante todo o ano, incluindo monitoramento da ocorrência dos casos, mas intensificando o trabalho com o início do período de chuvas, que potencializa o aumento de criadouros do mosquito.

“O trabalho envolve o monitoramento das áreas identificadas como de maior vulnerabilidade e também os locais considerados como pontos estratégicos, que são locais com maior número de depósitos que podem servir como criadouros. É o caso de borracharias e de ferros-velhos, que são vistoriados de 15 em 15 dias, quando são feitas ações para tratamento ou eliminação dos depósitos, e orientação para conscientizar os proprietários”, destaca Edvaldo Rocha.

De acordo com Edvaldo Rocha, a Semsa também está desenvolvendo ações seguindo diagnóstico de vulnerabilidade elaborado com informações do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado em Manaus no período de 06 a 22 de novembro, e da notificação de casos de dengue, chikungunya e zika.

O LIRAa apontou um índice de infestação predial de 1,5%, mantendo o município em Médio Risco para as doenças transmitidas pelo mosquito, e identificou nove bairros em Alta Vulnerabilidade: Redenção, Alvorada, Lírio do Vale e Compensa (Disa Oeste); Cidade Nova e NOVO Israel (Disa Norte); Jorge Teixeira (Disa Leste); e Morro da Liberdade e Aleixo (Disa Sul).

 “A Semsa tem intensificado ações nos locais de maior vulnerabilidade e também, a partir da notificação de casos suspeitos, é feito um trabalho de bloqueio com aplicação de inseticida para eliminar os mosquitos adultos e evitar a transmissão das doenças”, declarou Rocha.

Além de casos de dengue, Manaus registrou este ano 58 casos notificados de zika, em uma redução de 49,6% em comparação com o ano passado. Foram confirmados 23 casos de zika, com redução de 60,3% em relação aos casos confirmados em 2022. O município registrou ainda 143 casos notificados de chikungunya, com aumento de 6,7%, em relação ao ano passado. Em relação aos casos confirmados, o município apresentou 38 casos, com redução de 11,6%.

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica no beco Trelelê, bairro Compensa
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica no beco Trelelê, bairro Compensa

27 de agosto de 2026
Prefeitura de Manaus inicia fresagem para recapeamento em ruas da zona Norte e amplia obras
Manaus

Prefeitura de Manaus inicia fresagem para recapeamento em ruas da zona Norte e amplia obras

27 de agosto de 2026
Prefeitura de Manaus inicia manutenção da rede de drenagem na rua São Vicente de Paula para prevenir alagamentos e reforçar tubulação
Manaus

Prefeitura de Manaus inicia manutenção da rede de drenagem na rua São Vicente de Paula para prevenir alagamentos e reforçar tubulação

27 de agosto de 2026
Manaus participa do 4º Encontro Cidades Responsivas em Porto Alegre para debater planejamento urbano e integração entre agentes
Manaus

Manaus participa do 4º Encontro Cidades Responsivas em Porto Alegre para debater planejamento urbano e integração entre agentes

27 de agosto de 2026
IMMU realiza pesquisa volumétrica de veículos e pedestres na avenida Itaúba para avaliar segurança na travessia
Manaus

IMMU realiza pesquisa volumétrica de veículos e pedestres na avenida Itaúba para avaliar segurança na travessia

27 de agosto de 2026
Guarda Municipal de Manaus prende homem com mandado e resgata gavião-carijó em duas ações na cidade
Manaus

Guarda Municipal de Manaus prende homem com mandado e resgata gavião-carijó em duas ações na cidade

27 de agosto de 2026
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual