No último dia da 5ª edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam), os participantes acompanharam uma programação voltada à comunicação e segurança pública. Promovido pela Assembleia Legislativa do Amazonas Aleam), o evento reuniu na sede do Poder Legislativo, vereadores, prefeitos e servidores das Câmaras Municipais dos 62 municípios amazonenses, que por dois dias participaram de oficinas e palestras para aprimoramento técnico.
Na tarde desta sexta-feira (4/4), ocorreu a palestra “Comunicação de Alta Performance”, ministrada pelo jornalista Sylvestre Serrano, sócio-diretor da Escola de Oratória Vox2You, do Rio de Janeiro (RJ), que acumula experiência de 40 anos como repórter em grandes veículos como Rádio Jovem Pan, TV Globo e Record, tanto em São Paulo (SP), quanto no Rio de Janeiro.
Durante a palestra, o especialista falou sobre pontos importantes, como é essencial a habilidade de comunicação para quem exerce funções públicas. Também reforçou a importância de uma comunicação clara, objetiva e direta, destacando que essa habilidade pode abrir portas, promover conexões e fortalecer a imagem pessoal e profissional.
“Se você se comunica bem, você imprime uma marca, se você tem uma boa marca, você gera credibilidade e as pessoas passam a creditar em você”, apontou Serrano, afirmando que a comunicação é a habilidade comportamental mais valorizada no mercado de trabalho, ainda mais em tempos de exposição nas redes sociais.
Quem domina a forma de se comunicar tem vantagem, segundo o palestrante, pois irá criar valor e credibilidade para sua marca pessoal e suas ações públicas. Os fundamentos básicos da comunicação foram apontados por Serrano, afirmando que estão diretamente ligados à maneira que se transmite a mensagem, sendo necessário clareza, objetividade e assertividade.
Como dicas, estão o contato visual, com objetivo de criar conexão e empatia; modulação do tom de voz e ter uma linguagem para público.
“Os políticos falam para os jovens e pessoas de mais idade, por exemplo, e saber usar o tom e a linguagem adequada para estes públicos são essenciais”, disse o palestrante, concluindo que uma boa comunicação “não é um luxo, é uma necessidade”, e que todos são capazes de se comunicar.
As vereadoras Eliete Andrade (PRD) e Gabriela Lima (PP), do município de Novo Airão (distante 115 quilômetros da capital) acompanharam a exposição. Para Andrade o político pode até ter uma boa produção parlamentar, porém, precisa da comunicação para transmitir as suas ações.
“É preciso que a população saiba do que está acontecendo, do que o político está produzindo, para que possa acompanhar o mandato”, disse a vereadora.
Para a vereadora Gabriela Lima, a comunicação atual precisa ser mais ágil, em razão das redes sociais, e é preciso entender a linguagem dessa ferramenta. “A palestra de hoje nos mostrou a importância de saber falar com cada público, mas também mostrou como a imagem está ligada à imagem”, disse Lima.
Segurança pública
Serrano encerrou o ciclo de palestras, porém, as atividades da tarde iniciaram com os participantes acompanhando uma apresentação ministrada pelo secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, coronel Marcus Vinícius Oliveira de Almeida.
O coronel apresentou um panorama detalhado sobre os dados gerais de segurança pública e planejamento do governo para o interior do estado.
Durante sua exposição, foram discutidos números que refletem a situação atual da segurança na região, assim como estratégias para reforçar as ações de proteção nos municípios, levando em consideração as particularidades de cada calha de rio do estado.
O programa Amazonas Mais Seguro, do governo estadual, foi detalhado pelo secretário, falando das ações, como a integração dos órgãos de Segurança, que permitiram a redução das taxas de homicídios e outras mortes violentas. O programa também permitiu a apreensão de entorpecentes, armas de fogo e munições, além de aumentar o índice de resolução de inquéritos de crimes letais intencionais.
“O plano agora é fortalecer as ações no interior do estado, e vejo as Câmaras Municipais como agente importante, com a criação de Comissões de Segurança Pública”, declarou Coronel Marcus Vinícius, apontando ainda a relevância das guardas municipais para a segurança pública, permitindo ações em conjunto com as Polícias Militar e Civil.
Para o presidente da Câmara Municipal de Boa Vista do Ramos (271 quilômetros), vereador Augusto Azevedo (Republicanos), que participa das palestras, disse que a segurança pública é um tema central para o desenvolvimento econômico e social dos municípios, e que poder participar e receber dados das ações nesta área são essenciais não apenas para promover a proteção da sociedade, mas também para criar condições favoráveis ao crescimento e fomentar o bem-estar da população.
“É preciso agir também na prevenção, e vamos conversar sobre essas políticas públicas, usar todos os recursos para proteger a nossa população”, declarou o vereador.