Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Conferência Estadual do Meio Ambiente: Sociedade e especialistas selecionam propostas para combater mudanças climáticas

13 de março de 2025
Compartilhar

Evento escolheu 20, entre mais de 300 propostas de projetos e políticas para sustentabilidade e conservação ambiental no país

Foto: Mauro Neto/Secom

Após um dia inteiro de debates, o Amazonas finalizou a seleção das 20 propostas que vão representar o estado na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA). Essas propostas, relacionadas no site da Sema, serão somadas às de outros estados com o objetivo de contribuir com legislações, programas governamentais e políticas públicas nacionais voltadas à emergência climática.

A discussão das propostas ocorreu nesta quinta-feira (13/03), como parte do segundo dia de programação da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (CEMA), que aconteceu no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), em Manaus.

As instituições da sociedade civil, populações tradicionais e especialistas ambientais se dividiram em eixos temáticos para avaliar um total de 325 proposituras. As iniciativas foram elaboradas nas Conferências Municipais, Livres e Intermunicipal, que ocorreram no Amazonas entre os meses de janeiro e fevereiro.

Foto: Mauro Neto/Secom

“Lembrando também da importância da Conferência do Meio Ambiente para o Estado do Amazonas no fortalecimento da política pública, e todas as instituições que estão envolvidas nessas tratativas, desde a sociedade civil ao setor privado, que vão fortalecer a discussão dessas propostas para a gente buscar soluções emergenciais”, explicou a coordenadora de Unidades de Conservação e Mudanças Climáticas da Sema, Alex-sandra Farias.

Discussões

A seleção das propostas foi conduzida por delegados natos e eleitos. O primeiro grupo é formado por autoridades do poder público e membros efetivos de conselho, enquanto os eleitos foram escolhidos durante as conferências anteriores, entre representantes de instituições, entidades e movimentos populares e sociais.

Entre eles está Sandoval Rocha, representante do Fórum das Águas do Amazonas. Ele participou dos debates para avaliar propostas voltadas à justiça climática, que discutiu, em grande parte, a garantia do acesso à água potável em períodos de seca.

“A gente está refletindo sobre a proteção das águas da Amazônia, que é o lugar onde tem mais água no planeta e há essa necessidade de cuidar das águas. Ao mesmo tempo, existe a necessidade de fazer um uso adequado desse recurso, garantindo o direito à água e ao saneamento, não só na cidade de Manaus, mas em toda a Amazônia”, disse.

Foto: Mauro Neto/Secom

A representante do Instituto Sumaúma, Fátima Barbosa, participou dos debates para seleção das propostas no eixo de Governança e Educação Ambiental. Ela ressaltou a importância do debate democrático para a consolidação de soluções para o meio ambiente. “O meio em que a gente vive é fundamental, é como sua casa, se você não cuidar da sua casa você não tem a harmonia, um ambiente adequado para que todos vivam, para que a sociedade viva em comum, que tenham saúde”, completou.

Das 325 propostas, os delegados levaram 40 para serem discutidas nos eixos temáticos de Mitigação; Adaptação e preparação para desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; e Governança e Educação Ambiental.

No final, cada eixo selecionou quatro iniciativas – 20 no total -, que vão ser levadas para a etapa nacional da Conferência, marcada para ocorrer entre 6 e 9 de maio, em Brasília.

Foto: Mauro Neto/Secom

Sobre a Conferência

Com o tema “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”, a 5ª CEMA é realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). O evento se encerra nesta sexta-feira (14/03), com a eleição dos delegados que vão representar o Amazonas na etapa nacional.

A etapa conduzida pelo Governo do Amazonas integra a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), organizada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

A CEMA é promovida com o apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), do TCE-AM e da Escola de Contas Públicas do Tribunal, além da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Sebrae, da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Sine Amazonas divulga 236 vagas de emprego para esta sexta-feira

8 de maio de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação destaca apoio a estudantes da rede estadual que vão participar da Olimpíada de Matemática no Japão

8 de maio de 2025
Amazonas

Prato Cheio promove palestras sobre saúde e combate à violência infantil

8 de maio de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas promove 4ª edição Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+

8 de maio de 2025
Amazonas

Foco na ZFM: Sefaz reúne setor produtivo e discute nova etapa da reforma tributária

8 de maio de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quinta-feira (08/05)

8 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual