O Corpo de Dança do Amazonas inicia apresentações nesta sexta-feira (05/04), no Centro Cultural Palácio da Justiça
FOTOS: Marcely Gomes/Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A exposição “CDA 25 anos: Um Balé para Cada Cinco”, que celebra os 25 anos de existência do Corpo de Dança do Amazonas (CDA), um Corpo Artístico mantido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, tem sessões especiais com trechos de coreografias que marcaram a história da companhia nos dias 5,6,7,10 e 11 de abril.
Sob a curadoria de Mário Nascimento, diretor artístico da companhia, e em colaboração com os talentosos bailarinos do CDA, a exposição traz à tona obras emblemáticas que representam verdadeiros marcos na história da dança regional e nacional.
A exposição busca resgatar o legado de mais de 70 obras apresentadas pelo CDA, ao longo do último quarto de século. Para esta celebração foram selecionados mais de 15 trechos de coreografias da companhia, sendo cada um deles escolhido criteriosamente por sua relevância em festivais, editais e projetos de circulação nacional além de sua expressividade local.
Com quatro sessões diárias gratuitas, às 17h, 18h, 19h e 20h, as apresentações acontecerão no Centro Cultural Palácio da Justiça. O local das apresentações tem capacidade máxima de 30 pessoas.
FOTOS: Marcely Gomes/Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Independentemente das sessões performáticas, a exposição “CDA 25 anos: Um Balé para Cada Cinco” está em cartaz desde o dia 21 de março e segue até o dia 11 de abril, com salas expositivas e interativas, levando o público a conhecer toda história do corpo de dança, saindo de suas primeiras produções e indo até as mais recentes.
Além disso, o evento também oferece a oportunidade do público conhecer um pouco do acervo de roupas, cenários e vídeos de apresentações clássicas do CDA, que foram remasterizados e resgatados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Toda a programação é gratuita e realizada no Palácio da Justiça, proporcionando não apenas uma experiência cultural enriquecedora, mas também uma oportunidade única de agraciar e celebrar a história e a expressão artística da dança no Amazonas.
FOTO: Marcely Gomes/Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Programação
Dia 05/04
17h: Xamã
18h: Mandala
19h: Criação & Kronos
20h: Traços
Dia 06/04
17h: A Noite Transfigurada
18h: Grito Verde
19h: Yin
20h: Um Deus Doente
Dia 07/04
17h: Mundo da Razão Presente
18h: Oré
19h: Cabanagem
Dia 10/04
17h: Milongas
18h: Sagração da Primavera
19h: Vazantes
Dia 11/04
17h: Casardá
18h: Arquitetura do Corpo
19h: Mata