Projeto é coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública
Foto: Divulgação/CBMAM
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) participou, nesta quinta-feira (13/02), do lançamento do projeto Resposta em Operações Integradas para Atuação em Situação de Desastres (RESPAD). Coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o projeto foi lançado em Brasília.
De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel Orleilso Muniz, que estava presente no lançamento, a iniciativa é fundamental porque promove, mais ainda, a integração com todo o país, além de contribuir para a troca de experiências entre as unidades do Corpo de Bombeiros.
“Isso consolida uma integração que já existe entre os Corpos de Bombeiros e, agora, com a participação do Governo Federal, fomentando e viabilizando, inclusive com aporte de recursos para garantir a maior mobilidade dos Corpos de Bombeiros dentro do Brasil”, afirmou o comandante-geral.
Promovendo a integração entre os Corpos de Bombeiro, Defesa Civil e forças de segurança, o projeto tem o objetivo de melhorar as respostas a desastres naturais e tecnológicos. Outras instituições responsáveis pela gestão de crises também fazem parte do projeto.
Fotos: Divulgação/CBMAMDe acordo com o MJSP, o RESPAD cria uma força-tarefa composta por bombeiros de diferentes estados, que serão treinados, capacitados e nivelados de forma homogênea. Quando ocorrer um desastre, por exemplo, essas equipes serão acionadas, já que os bombeiros permanecerão treinando e operando em seus estados, sem que isso gere despesas adicionais.
O CBMAM, por determinação do governador Wilson Lima, tem atuado para ampliar sua atuação em todo o Amazonas. Entre os investimentos do CBMAM, em 2024, está o valor de R$ 21 milhões para a aquisição de 17 novas viaturas de combate a incêndio, que serão entregues no mês de maio deste ano. Também houve investimento na aquisição de equipamentos operacionais, ampliação da Sala de Situação e outros.