Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Curso Acesso e Cuidado em Saúde à população LGBTQIAPN+

27 de fevereiro de 2025
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou, nesta quinta-feira, 27/2, a etapa presencial do curso Acesso e Cuidado em Saúde à População LGBTQIAPN+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexual, Pansexual, Não-Binário +), no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS).

Nessa etapa presencial, realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, das 8h às 12h, e das 14h às 17h, o curso foi direcionado para 20 profissionais da rede municipal de saúde, entre gestores e responsáveis por áreas técnicas da Semsa.

De acordo com chefe da Divisão de Promoção da Equidade às Populações Vulneráveis da Semsa, Celso de Souza Cabral, o curso foi desenvolvido com o apoio da Escola de Saúde Pública (Esap), utilizando conteúdo on-line e atividades presenciais, com o objetivo de qualificar o atendimento e a oferta de serviços para a população LGBTQIAPN+.

“A intenção é ofertar o curso para profissionais de todos os pontos de atendimento da rede, incluindo aqueles que trabalham na recepção das unidades de saúde. Mas a ideia de capacitar primeiro gestores e técnicos responsáveis pelas ações de saúde, é para que eles possam ter as informações e aptidão necessária para apoiar os profissionais que estão no início da cadeia de atendimento, esclarecendo as dúvidas que surgem”, explicou Celso Cabral.

A primeira etapa foi realizada utilizando a plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), da Esap, com 80 vagas disponibilizadas. Nas etapas presenciais, os participantes foram divididos em quatro turmas.

O conteúdo programático inclui quatro aulas abordando os temas: Política de Equidade à População LGBTQIAPN+; Acolhimento e Humanização; Considerações sobre Saúde Mental da População LGBTQIAPN+; e Prevenção e Cuidado no Contexto das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Hepatites Virais (HV).

Uma das palestrantes foi a professora Lidiany de Lima Cavalcante, pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que abordou o tema “Políticas de Equidade à População LGBTQIAPN+”. A professora destacou que, de forma geral, a temática é desafiadora e ainda considerada polêmica na sociedade, mas que a qualificação dos profissionais e as políticas públicas são extremamente importantes para dar visibilidade à população LGBTQI+.

“A Atenção Básica é a porta de entrada para o SUS e devemos oferecer formação para os profissionais. Sabemos, inclusive com pesquisas no Brasil, que a maioria dos profissionais de saúde não tem formação específica para atender esse público e o curso é uma oportunidade para que eles tenham acesso a essa formação”, afirmou Lidiany Cavalcante.

A assistente social Graciete Carvalho, técnica responsável pelos programas de Saúde Indígena e Saúde do Idoso no Distrito de Saúde (Disa) Oeste, participou da primeira etapa presencial do curso e apontou a importância da capacitação para a atuação dos profissionais na rotina de atendimento.

“No primeiro momento, foi possível abordar a importância do acolhimento e esclarecer sobre os termos e as diferenças nas terminologias, e tem sido uma experiência enriquecedora. Temos idosos e indígenas que estão nesse grupo de pessoas, e a capacitação vai ser importante na atuação profissional nessas duas áreas de trabalho”, destacou Graciete.

A assistente social lembrou ainda que a capacitação dos profissionais que atuam nos serviços que são porta de entrada para o SUS deverá fortalecer o acesso da população LGBTQIAPN+ aos serviços de saúde.

“Especialmente será muito importante a formação dos profissionais que atuam na recepção das unidades de saúde, já que a gente sabe que o primeiro momento do acolhimento tem impacto na vida de quem procura o atendimento”, comentou Graciete.

O curso terá continuidade com mais três turmas com a participação de gestores e representantes das áreas técnicas das diretorias de Atenção Primária, Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e de Saúde do Trabalhador, Atenção Especializada e Apoio Diagnóstico e Inteligência de Dados, além do Conselho Municipal de Saúde e dos Distritos de Saúde Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural.

— — —

Texto e fotos – Eurivânia Galúcio/Semsa

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

Unidades de Saúde da Mulher da Prefeitura de Manaus estão em novos locais a partir desta segunda, 14/7

13 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Sine Manaus oferta 346 vagas de emprego nesta segunda-feira, 14/7

13 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Mirante Lúcia Almeida e píer Manaus 355 recebem grande fluxo turístico com embarque de congressistas da Maçonaria e convidados da Marinha do Brasil

12 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus melhora mobilidade com recuperação viária no bairro Santa Etelvina

11 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus avança com frentes simultâneas de obras no bairro Monte das Oliveiras

11 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica recuperação viária no bairro Colônia Santo Antônio

11 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual