De janeiro a setembro, a Prefeitura de Manaus fez quase 50 mil atendimentos no sistema de licenciamento urbano da capital, segundo dados do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb). Comparando com 2024, a alta é de 11,5%: 49.821 de 2025 contra 44.676 do ano passado.
Em setembro, a Gerência de Atendimento (Geat) fez 5.054 atendimentos, recebeu 2.773 e-mails, formalizou 720 processos e teve 836 ligações, contando ainda com 921 atendimentos presenciais e 524 serviços pelo canal do WhatsApp. Em toda a gestão do prefeito David Almeida, foram quase 260 mil atendimentos realizados, de janeiro de 2021 a setembro de 2025.
“Os números refletem o trabalho contínuo da nossa equipe para melhorar os serviços prestados ao cidadão. Temos investido em agilidade, transparência e eficiência nos processos, porque entendemos que o licenciamento urbano tem impacto direto na vida das pessoas e no desenvolvimento da cidade, na economia e na geração de emprego e renda”, afirmou o diretor-presidente da autarquia, Carlos Valente.
Todos os serviços e processos passam pela Geat, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos. O Implurb trabalha com processos para otimização dos serviços e, em breve, muitos estarão disponíveis na plataforma on-line, sendo emitidos pelos próprios requerentes, usando sistemas autônomos e banco de dados.
Os processos de solicitação de Certidões de Informação Técnica (CIT), alvarás de construção, certidões de Habite-se, desmembramentos, entre outros serviços do órgão, são atendidos com formalização por meio eletrônico pelo e-mail. As demandas para atendimento junto ao Implurb devem ser enviadas para o e-mail respostaimplurb@outlook.com.
Requerente
Nesse atendimento, estão processos, orientações, despachos, envio de documentação, entre outros procedimentos para o requerente ter acesso aos serviços da autarquia.
O requerente deve enviar por e-mail o requerimento padrão, que é encontrado no site do Implurb (implurb.manaus.am.gov.br), com os documentos necessários em formato PDF, em um único documento. No site, existe um tutorial de como enviar a documentação.
Na página do Implurb, o requerente deve acessar a aba “Fale Conosco”, onde vai encontrar os números atualizados e em operação, no horário comercial, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos.
A Gerência de Atendimento do Implurb tem como canais o telefone (92) 3625-2947, das 8h às 14h, e dois outros números funcionam apenas para WhatsApp: (92) 98842-1031 e (92) 98420-6589. O atendimento presencial na Geat é das 8h às 14h, sem intervalo (exceto feriados e pontos facultativos). A autarquia reforça que esses canais são exclusivos para atendimento a processos e demandas junto ao Implurb.
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Texto – Claudia do Valle / Implurb
Fotos – Maxwell Oliveira/Implurb