Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Débora Menezes destaca proteção à infância, valorização da juventude e apoio aos produtores do Sul do Amazonas, no seu mandato

11 de agosto de 2025
Compartilhar

De pautas no plenário a ações nas comunidades, a deputada estadual Débora Menezes (PL) encerrou a primeira semana de agosto reforçando compromissos com a proteção da infância, valorização da juventude e apoio aos produtores do sul do Amazonas.
Na sexta-feira (8/8), Débora presidiu no plenário Ruy Araújo a primeira sessão solene da história da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em homenagem às 14 instituições que integram o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do trabalho infantil e Proteção ao trabalho do Adolescente (Fepeti-AM (). A sessão foi alusiva ao Dia Mundial contra o trabalho infantil (12 de junho).
No discurso, a parlamentar anunciou duas propostas estratégicas. Ela disse que, diante da importância da temática, deu entrada no Projeto de Lei nº 245/2025, que institui o Dia Estadual de Combate ao trabalho infantil.
“Uma data simbólica, que vai marcar todos os anos a luta de milhares de famílias amazonenses e manter viva a mobilização pela proteção da infância no nosso Estado. E aproveito este momento para anunciar que dei entrada no Projeto de Lei nº 304/2025, que institui o Programa Estadual de Certificação Jovem Talento. Iniciativa que visa reconhecer e valorizar jovens que se destacam nas áreas de arte, ciência e esportes, estimulando o protagonismo juvenil e ampliando oportunidades de futuro com dignidade. O talento dos nossos jovens precisa ser reconhecido, e é dever do poder público garantir meios para isso”, enfatizou.
Prevenção e escuta nas escolas
Na quarta-feira (6/8), a Procuradoria Especial da Criança e do Adolescente da Aleam, por meio do Núcleo de Proteção, promoveu palestra para estudantes do ensino médio da escola Ângelo Ramazzotti sobre tipos de violência, prevenção, respeito e saúde mental.
Os jovens participaram ativamente, com destaque para duas alunas que manifestaram a intenção de adotar hábitos mais saudáveis, melhorando o sono e reduzindo o uso excessivo de redes sociais. Foram distribuídos materiais educativos abordando violência virtual, bullying e violência sexual, além de reforçado o canal direto de diálogo com a equipe.
Apuí e apoio ao agro
Ainda na quarta-feira (6/8), Débora esteve em Apuí reafirmando parceria com os produtores rurais iniciada em maio de 2023. Ela relembrou a Audiência Pública realizada em junho e comemorou a assinatura do decreto que reduz a reserva legal de 80% para 50%, conforme previsto no Código Florestal, medida que atende demanda apresentada por ela em junho.
“Essa vitória é fruto de uma construção conjunta entre parlamentares comprometidos, produtores rurais e a determinação de quem vive do campo em produzir com responsabilidade ambiental”, afirmou.
Defesa da infância contra exploração digital
Ao longo da semana anterior, a deputada também se manifestou sobre as denúncias do influenciador Felca contra perfis que exploram sexualmente imagens de crianças para gerar engajamento nas redes sociais. Ela reforçou que essa é uma pauta permanente no seu mandato, lembrando que já apresentou e aprovou leis como: a Lei nº 7.248/2024  de apoio a Crianças Vítimas de Pais criminosos, que garante acolhimento e reinserção social para crianças vítimas de crimes cometidos por seus próprios pais; a Lei nº 7.530/2025, que  regulamenta a presença de menores em festas, shows e blocos, exigindo alvará e acompanhamento responsável a a Lei nº 7.381/2025, que proíbe músicas com conteúdo violento, misógino ou que incentive o uso de drogas nas escolas.
Segundo Débora, essas medidas fazem parte de um conjunto de ações legislativas voltadas a criar barreiras de proteção para a infância e combater práticas que vulnerabilizam crianças e adolescentes.
Como presidente da Comissão de defesa dos direitos da Criança e do Adolescente e Procuradora Especial da Criança e do Adolescente da Aleam, Débora Menezes reforça que seguirá unindo trabalho legislativo e presença nas comunidades para garantir proteção, oportunidades e desenvolvimento ao povo amazonense.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Deputada Joana Darc propõe projeto para distribuir sensor medidor contínuo de glicose às crianças com diabetes no Amazonas

11 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Thiago Abrahim visita Manicoré e entrega R$ 300 mil em emendas para beneficiar comunidades ribeirinhas

11 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Emenda de R$ 60 mil de Mayra Dias fortalece 20ª edição do Festival do Mocambo do Arari

11 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

João Luiz reforça apoio à agricultura familiar em visita a Silves

9 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade propõe protocolo integrado que amplia atendimento a ribeirinhos impactados por cheias e vazantes

8 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

TV Aleam estreia 5ª temporada do programa Repórter Aleam com especial sobre os 19 anos da Lei Maria da Penha

8 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual