Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Defesa Civil do Amazonas instala nova estação de monitoramento de nível dos rios em Tonantins

11 de dezembro de 2023
Compartilhar

Em 2023, já foram instaladas réguas linimétricas em cinco municípios do interior do estado

Foto: Divulgação/Defesa Civil-AMO município de Tonantins (a 865 quilômetros de Manaus) recebeu a instalação de uma estação fluviométrica, que é capaz de medir e monitorar o nível dos rios. A medição é realizada a partir do conjunto de réguas linimétricas instaladas. Essas réguas apontam a altura do nível d’água, que serão analisados e comparados com os dados coletados nos períodos de cheia e seca.

A instalação das réguas está sendo realizada pelo Governo do Amazonas, por meio de uma parceria entre a Defesa Civil do Estado, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) e a Defesa Civil do município de Tonantins.

Com a instalação das réguas linimétricas em Tonantins, sobe para cinco, o número de novas estações instaladas pelo Governo do Amazonas, somente neste segundo semestre de 2023, garantindo assim, o monitoramento, de forma inédita, em diferentes pontos da Calha do Juruá, Médio Amazonas, Baixo Solimões e Alto Solimões. A previsão é de que, ainda este ano, os municípios de Jutaí e Uarini serão beneficiados com novas estações de monitoramento.

Foto: Divulgação/Defesa Civil-AMO chefe do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Amazonas (Cemoa), tenente Charlis Barroso, destacou a importância da instalação das réguas linimétricas. “Ao utilizar essas novas estações de monitoramento, não só a Defesa Civil do Amazonas, como também as demais agências, podem avaliar o comportamento dos rios, identificando possíveis riscos de enchentes ou estiagem com antecedência”, disse o chefe do Cemoa.

“Essas informações são essenciais para a elaboração de planos de contingência, alertas à população e tomadas de decisão em situações de emergência”, enfatizou.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Bases Fluviais apreendem 1,6 tonelada de drogas e realizam 60 prisões no primeiro semestre de 2025

29 de julho de 2025
Amazonas

Saída do Brasil do Mapa da Fome reforça importância de políticas como o Prato Cheio e o Auxílio Estadual no Amazonas

29 de julho de 2025
Amazonas

Boi Brilhante é campeão do 67º Festival Folclórico do Amazonas com 339,3 pontos

29 de julho de 2025
Amazonas

Em Itapiranga, Sect inicia trabalho para regularização fundiária em comunidades da Estrada da Várzea

29 de julho de 2025
Amazonas

Com recorde de R$ 282 milhões em vendas, 2º Feirão Amazonas Meu Lar contempla 1,2 mil famílias para aquisição de moradia

29 de julho de 2025
Amazonas

“É muito significativo para nós, mães atípicas”, diz mãe sobre primeiro Caic TEA voltado ao atendimento de crianças com autismo

28 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual