O Dia do Corretor de Imóveis foi tema de Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na terça-feira (22/10). Proposta pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL), a solenidade reuniu profissionais e autoridades do Estado.
“O trabalho dos corretores de imóveis tem impacto no desenvolvimento social e econômico da nossa sociedade. Gostaria que essa Sessão tivesse sido realizada na real data celebrada pela categoria, mas devido ao período eleitoral tivemos algumas dificuldades e de maneira justa o estamos fazendo, hoje”, explicou Delegado Péricles, lembrando que a data oficialmente é celebrada no dia 27 de agosto.
No Amazonas, mais de sete mil profissionais estão regularizados juntos ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Amazonas-18ª Região (Creci-AM) e de acordo com a Associação do Mercado imobiliário do Amazonas (Ademi-AM), nos primeiros seis meses de 2024, o mercado movimentou cerca de R$ 991 milhões em vendas de novos imóveis. Um crescimento estimado em 4,5% se comparado ao mesmo período do ano anterior, quando o total acumulado foi de R$ 948 milhões.
“Por essas e outras razões, ressalto que o corretor de imóveis além de contribuir para a realização do sonho da casa própria, é um grande movimentador da economia, trazendo a reboque a construção civil, a atividade notorial e registral dos cartórios”, analisou Delegado Péricles.
Representando o governador do Estado Wilson Lima, o titular da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), Jivago Afonso, também destacou a importância do que chamou justa homenagem aos profissionais.
“Eles trazem segurança para todos os envolvidos na compra e venda de um imóvel. Como secretário da Suhab, vejo constantemente a necessidade de se investir nesse profissional, que ajudam famílias a terem moradia digna e segura”, frisou Jivago Afonso.
Agradecendo em nome da categoria, o presidente do Creci-AM 18ª Região, Paulo Mota Júnior, ponderou sobre a importância de valorizar o profissional habilitado e legalmente autorizado a trabalhar no setor, e de combater a entrada de profissionais ilegais no mercado.
“Agradeço ao deputado por reconhecer e destacar a importância do nosso trabalho, mas também peço apoio para que juntos possamos combater aqueles que não estão devidamente habilitados para a atividade, prejudicando toda a cadeia envolvida na compra e venda e imóveis”, falou Paulo Mota Júnior.
Finalizando a Sessão, Delegado Péricles firmou compromisso com a categoria de buscar junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE), por meio da procuradora-geral Leda Mara, audiência para debater ações de fiscalização da atividade ilegal de corretor de imóveis.