Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Deputada Joana Darc recebe denúncia de tráfico de animais e maus-tratos envolvendo escorpiões e aranhas em Manaus

31 de julho de 2024
Compartilhar

A Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), presidida pela deputada estadual Joana Darc (UB), recebeu, na terça-feira (30/7), uma denúncia de tráfico de animais e maus-tratos envolvendo dois escorpiões e quatro aranhas caranguejeiras. Membros da Comissão, juntamente com a Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), atuaram no caso.

Segundo a parlamentar, funcionários dos Correios denunciaram uma encomenda suspeita que, após passar por exame de scanner, foi constatado que havia animais vivos dentro da caixa, onde a declaração de conteúdo estava identificada como “camisa”.

A encomenda, que estava totalmente lacrada, foi enviada de Roraima com destino a São Paulo.

“Com a presença de um especialista, a caixa foi aberta e dentro da encomenda foram identificados seis animais em potes plásticos. Quatro aranhas caranguejeiras, dois filhotes, uma fêmea adulta e uma fêmea juvenil, além de dois escorpiões-pretos, onde um estava morto. Realizamos o Boletim de Ocorrência contra este crime de maus-tratos e tráfico de animais”, declarou.

A parlamentar afirma que a Comissão vai acompanhar o caso para localizar e punir os responsáveis pelo crime.

Destino dos animais

Após o resgate dos animais ser realizado no Complexo Operacional dos Correios, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste, todos os animais foram encaminhados para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) para avaliação do biólogo e aracnólogo Marlus Queiroz Almeida, especialista em comportamento e manejo de animais peçonhentos.

Conforme o aracnólogo, uma aranha caranguejeira adulta pode valer até 5 mil euros na Europa, ou seja, até R$ 30.546,50. Marlus Queiroz, o responsável por identificar a espécie, gênero e idade dos aracnídeos, ficará como fiel depositário dos animais.

Tráfico de animais

A deputada Joana Darc ressaltou que tráfico e maus-tratos a animais são crimes, segundo a Lei nº 9.605/98, principalmente quando envolve a morte de um animal, neste caso, um escorpião.

A Lei Federal nº 5.197/67 trata de proteção à fauna e sobre a proibição de caçar, capturar, comercializar e criar qualquer animal da fauna silvestre sem autorização do Estado.

Por sua vez, a Lei Federal nº 9.605/98, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, específica pena/punições para crimes contra a fauna, incluindo a caça e captura na natureza. O BO realizado pela Comissão foi baseado nesta Lei Federal.

 

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual