Em reconhecimento à dedicação e às práticas inovadoras na área da educação, o deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) homenageou, nesta quarta-feira (15/10), as professoras Rosângela Porto de Sousa e Raimunda Gil Schaeken com a Medalha do Mérito Educacional “professora Ignês de Vasconcellos Dias”, instituída pela Resolução Legislativa nº 459 de 2009. A honraria é concedida a profissionais da educação que se destacaram por suas contribuições à melhoria do ensino público e privado no Amazonas.
A entrega da medalha simboliza o reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado aos educadores que, por meio de práticas pedagógicas inovadoras, promovem a transformação social e a valorização do ensino como instrumento de mudança.
O deputado Carlinhos Bessa destacou que a Medalha do Mérito Educacional representa o reconhecimento do Parlamento amazonense ao trabalho incansável dos professores que fazem da educação um ato de amor e transformação.
“Essas homenagens são um gesto de gratidão e respeito a quem dedica a vida a ensinar e inspirar. A professora Rosângela e a professora Raimunda representam a força e o compromisso dos educadores que transformam vidas por meio do conhecimento”, afirmou o parlamentar.
A solenidade reforçou o papel essencial dos profissionais da educação na construção de um futuro melhor para o Amazonas, celebrando trajetórias que unem competência, sensibilidade e compromisso com o ensino.
O perfil das homenageadas
Natural de Manaus,Rosângela Porto de Sousa construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com a educação e o serviço público. Graduada em Estudos Sociais e Licenciatura Plena em geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), possui pós-graduação em Didática do ensino Superior e Gestão Escolar.
Com mais de 25 anos de atuação como diretora escolar, Rosângela comandou unidades de ensino como a escola Estadual Antídio Borges Façanha e, atualmente, a escola Estadual São José, em Tefé. Sua dedicação foi reconhecida com prêmios como escola de Valor (1º lugar) e Gestão Escolar (1º lugar), além da Placa e Medalha de Mérito Maçônico, que reforçam sua trajetória de liderança, competência e amor pela educação.
Nascida em Tefé, Raimunda Gil Schaeken é professora aposentada, memorialista e escritora, com uma carreira dedicada à formação de jovens e à valorização da cultura regional. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Teologia pela Universidade Santa Úrsula/CNBB Norte I/CENESC, atuou como diretora e professora da escola Estadual Eduardo Ribeiro e lecionou por mais de uma década na escola Estadual Frei André da Costa
Além da sala de aula, Raimunda teve papel ativo na vida cultural e literária amazonense, sendo membro de diversas academias e associações, como a Academia de Letras, ciências e artes do Amazonas (ALCEAR), Academia de Letras e Culturas da Amazônia (ALCAMA) e Associação dos Escritores do Amazonas (ASSEAM), da qual foi a primeira mulher presidente
Autora de obras como “Datas Cívicas e Comemorativas” e “Uma história de Vida”, ela segue inspirando educadores e escritores com sua trajetória de compromisso e sensibilidade.