Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Deputado Cristiano D’Angelo acompanha início das obras do primeiro Centro de Equoterapia do interior do Amazonas

15 de agosto de 2025
Compartilhar

O deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB) acompanhou, na quarta-feira (14/8), o início das obras do primeiro Centro de Reabilitação e Equoterapia do interior do Amazonas, em Manacapuru (distante a 93 quilômetros de Manaus), fruto de emenda parlamentar.
O espaço será voltado para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pessoas com deficiência (PcDs), idosos e outros públicos, oferecendo terapias que promovem inclusão, saúde e qualidade de vida.
A construção é viabilizada por meio de emendas parlamentares destinadas pelo deputado. Os recursos dessas emendas foram simbolicamente entregues no ato de assinatura das ordens de serviço, realizado no dia 9 de agosto. Na ocasião, foram anunciados mais de R$ 41 milhões em investimentos para Manacapuru, contemplando áreas como saúde, assistência social, educação e infraestrutura.
Segundo D’Angelo, o Centro de Equoterapia representa um avanço importante para o município e para todo o Amazonas. “É um espaço que vai transformar vidas, oferecendo terapias e atividades que contribuem para o desenvolvimento físico, emocional e social de quem mais precisa”, destacou.
O pacote de obras anunciado no início do mês inclui também a construção de escolas, unidades básicas de saúde, aquisição de equipamentos e pavimentação de ramais, fruto de parcerias entre o poder municipal e parlamentares estaduais e federais.
Leis e Projetos
O deputado Cristiano D’Angelo tem atuado na construção de um marco legal para fortalecer os direitos e a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de pessoas com deficiência (PcDs).
Entre as propostas recentes está o Projeto de Lei (PL) n.º 73/2025, que revoga os parágrafos 1º e 2º do Artigo 59-B da Lei n.º 6.458/2023, que consolida a legislação estadual sobre o TEA, visando garantir mais clareza e efetividade na aplicação dos direitos dessa população.
Ele também é autor da Lei Ordinária n.º 6.313/2023, que institui o Dia Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, celebrado em 2 de abril no Amazonas, visando promover conscientização, fomento ao diagnóstico precoce e estímulo de ações de inclusão social.
Outro destaque é a Lei nº 7.512/2025, sancionada neste ano, que cria a Semana de Conscientização das Deficiências Psicossociais no Amazonas. A iniciativa busca sensibilizar a população sobre condições como transtornos mentais estabilizados, ampliar o acesso à informação sobre direitos, como o benefício de prestação continuada (BPC) e cotas em concursos públicos

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade propõe política estadual para reduzir uso de plásticos nas escolas do Amazonas

15 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Deputados estaduais apresentam matérias legislativas em benefício de gestantes

15 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Programa Parlamento Jovem recebeu cinco escolas nesta semana, na Assembleia Legislativa do Amazonas

15 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Foguetório do crime organizado desafia a autoridade pública e afronta a cidadania, afirma Comandante Dan

15 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Comissão de Segurança do Legislativo prepara ‘Dossiês Solimões’  às polícias federal e estadual

15 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Mário César Filho realiza caminhada de prestação de contas no bairro Campos Sales, zona Oeste de Manaus

15 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual