Cento e vinte alunos da Escola Estadual Terezinha Almeida da Silva, no bairro Alvorada, na zona Centro-Oeste, foram contemplados nesta sexta-feira (18/10), com a entrega de kits de robótica, por meio da emenda parlamentar de R$ 1 milhão do deputado estadual João Luiz (Republicanos) do Projeto Robotic Teens.
“Esse é um investimento que estamos realizando na educação dos alunos da rede estadual. O curso que os estudantes estão recebendo custa R$ 4,5 mil e se eles se empenharem ficarão qualificados para o mercado de trabalho, principalmente, para as indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM)”, disse o deputado João Luiz.
A representante do Instituto Jatobá, Jaqueline Paixão, responsável pela distribuição do Projeto Robotic Teens nas unidades de ensino, afirmou que a entrega dos kits de robótica é um marco e conquista para o Estado do Amazonas.
“Esse é um diferencial e divisor de águas, onde os jovens poderão aprender do básico ao avançado da robótica e sobre programação. Isso vai destacar ele no mercado de trabalho”, explicou.
Para o diretor da Escola Terezinha Almeida, Wendell Basílio, esse é um projeto inovador, que vai enriquecer o currículo dos alunos. “A nossa escola veio para trazer esse propósito e diferença na vida dos estudantes. Com certeza, a comunidade toda do bairro Alvorada é muito grata ao deputado João Luiz por este projeto com Instituto Jatobá, que vai trazer uma proposta diferente para educação”, pontuou.
O aluno Pedro Lucas, do 2º ano do ensino médio, enfatizou que o Robotic Teens vai trazer oportunidade para os jovens e conhecimento na área de robótica.
“Conhecer essa parte interna da robótica vai ser legal para os jovens e trará novos conhecimentos para os alunos”, concluiu o jovem.
Robotic Teens
A emenda impositiva do deputado João Luiz contempla kits de robótica para cinco escolas estaduais da capital amazonense, beneficiando aproximadamente 500 alunos da rede pública. O objetivo é qualificar os jovens com curso on-line. Durante o curso, eles terão a oportunidade de montar e programar um robô, como uma mão robótica, utilizando componentes tecnológicos de última geração. A metodologia do projeto incentiva o aprendizado através da experimentação e da prática, permitindo que os jovens desenvolvam protótipos funcionais enquanto se preparam para o futuro da ciência e tecnologia.