FVS-RCP promoveu campanha em parceria com a Semsa de Iranduba e OSC
FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP e Divulgação/FVS-RCP
Dando continuidade à campanha Dezembro Vermelho, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), segue realizando ações de prevenção ao HIV/Aids, desta vez em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).
As equipes da diretoria de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP levaram a campanha à Feira Municipal de Iranduba e na área de comércios, próximo à Avenida Amazonas, no centro do município.
Nesta terça, a campanha foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Iranduba e com o Fórum Amazonas das Organizações de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids, hepatites virais e tuberculose, com roda de conversa na Escola Estadual Isaías Vasconcelos, também em Iranduba.
“A educação é uma das principais ações de promoção de saúde pública para fortalecer a prevenção, despertando a responsabilidade pessoal e social, bem como a formação de multiplicadores da informação”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP e Divulgação/FVS-RCPO diretor de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo, acrescenta sobre a importância da campanha estadual Dezembro Vermelho. “Estamos levando informação sobre como se prevenir do HIV e das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Temos que lembrar às pessoas que o HIV existe, mas é possível prevenir”, disse.
Durante as abordagens, são realizadas orientações sobre prevenção ao HIV, por meio de uso de preservativo, Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP), além de orientações sobre a importância da testagem regular para HIV, sífilis e hepatites B ou C.
Nesta terça, foram distribuídos 2 mil preservativos, 1 mil unidades de gel lubrificante, 50 autotestes e 500 materiais informativos.
Uma das pessoas que recebeu as orientações foi a feirante Thaíssa Gonçalves, de 22 anos, que listou as medidas de prevenção ao HIV destacadas pelas equipes. “É importante que todo mundo se previna e deixe o preconceito de lado, uma forma de prevenção é a testagem regular, uso de preservativo, assim como PrEP e PEP”, disse.
FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP e Divulgação/FVS-RCPDezembro Vermelho
As ações de educação em saúde da FVS-RCP sobre prevenção ao HIV também ocorreram em Manaus, Itacoatiara e Presidente Figueiredo, durante a primeira quinzena de dezembro, envolvendo orientações em escolas e boates.
A campanha estadual também incluiu treinamento para profissionais de saúde voltados para fortalecer a temática, incluindo o tema da iniciativa deste ano que destaca a estratégia I = I (Indetectável = Intransmissível), que se refere a uma pessoa vivendo com HIV, em tratamento regular e com carga viral indetectável, alcançando a interrupção da transmissão do vírus pela relação sexual.