Especialistas contribuem com execução de projetos voltados ao uso responsável dos recursos naturais
Foto: Divulgação/ADS
No Dia do Engenheiro Florestal, celebrado neste sábado (12/07), a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) destaca a importância do especialista, que atua na análise de ecossistemas e planeja estratégia para a exploração econômica das florestas com a conservação ambiental. No órgão, os engenheiros florestais desempenham um papel fundamental na execução de projetos voltados para o uso sustentável dos recursos naturais.
Na ADS, esses profissionais trabalham de forma estratégica em ações coordenadas pelo Departamento de Negócios Florestais do órgão, como Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove) e as Subvenções Econômicas, que valorizam as cadeias produtivas da juta e malva, da borracha, da piaçava e do pirarucu.
“Os engenheiros florestais da ADS desempenham um papel crucial em diversas frentes dos negócios florestais. Eles auxiliam na análise de processos, no controle e monitoramento de documentos, assim como aspectos essenciais para a legalidade das atividades florestais frente ao setor primário desenvolvidas pela ADS”, explicou a diretora Técnica da ADS, Lionilde Gonzaga.
Foto: Divulgação/ADS
Também faz parte da atuação dos engenheiros florestais da ADS, planejar e implementar projetos que visam a utilização racional das florestas, garantindo os serviços ecológicos vitais, como a regulação do clima, a conservação da biodiversidade e a proteção dos recursos hídricos.
“Somos responsáveis por garantir que todas as operações estejam em conformidade com os parâmetros de sustentabilidade e legalidade que regem os trabalhos da ADS”, pontuou a engenheira florestal, Mereide Fonseca, destacando a importância da orientação de um profissional na execução das atividades.
Além disso, os profissionais do órgão contribuem para a pesquisa científica, desenvolvendo novas técnicas de manejo florestal e promovendo a educação ambiental. O também engenheiro florestal, Rizomar Rodrigues, complementa que, embora o foco principal dos profissionais da ADS seja o setor primário, o mais importante sempre será as pessoas. ’’Nós trabalhamos para que as pessoas busquem gerar riqueza de forma justa e sustentável, a partir dos recursos que possuímos”, ressaltou.
Foto: Divulgação/ADS
Mais sobre as ações
O Promove valoriza a madeira certificada, contribuindo não apenas para a regularização das atividades no estado, o que aumenta os níveis de sustentabilidade, mas também no impulsionamento da economia e geração de emprego.
As Subvenções Econômicas valorizam o produtor, incentivam a exploração sustentável e a preservação das cadeias produtivas. O pagamento das subvenções econômicas da juta e malva, da borracha, da piaçava e do pirarucu, está previsto em lei e é um compromisso do Governo do Amazonas.
O post Dia do Engenheiro Florestal: ADS destaca a atuação dos profissionais em programas do órgão apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.